Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever, gratuitamente, na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A inscrição deve ser feita por um professor da escola, por meio do site www.obgeografia.com.br.
A competição conta com duas etapas. A primeira será realizada em formato online, em nível estadual, com três fases ao longo do mês de agosto. As equipes com melhor desempenho avançam para a etapa presencial, prevista para ocorrer entre os dias 25 e 28 de novembro, com encerramento em cerimônia de premiação.
Os grupos classificados na etapa nacional poderão disputar a fase internacional da olimpíada, a International Geography Olympiad (iGeo), que reúne estudantes de diversos países.
Durante a competição, os participantes deverão resolver questões relacionadas à Geografia Geral, Cartografia Básica e Aplicada e Geotecnologias. Os temas seguem os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para participar, é necessário formar uma equipe com três alunos da mesma escola. O responsável pela inscrição deve ser um professor de Geografia, que atuará também como orientador do grupo.
Desempenho na edição anterior
Em 2024, estudantes da rede estadual, por meio do programa Seduc Olímpica, conquistaram 62 medalhas: duas de ouro, 15 de prata e 45 de bronze. Um dos destaques foi a estudante Ana Cecília Freitas, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, que conquistou medalha de ouro junto à equipe Mai Atlas.
“Foi uma experiência enriquecedora, me estimulou a pesquisar mais e a interação entre as equipes e o apoio constante da professora foram fundamentais para o desempenho do grupo. Ficamos muito felizes quando ganhamos o ouro. Se inscrevam na Olimpíada, é uma experiência muito legal”, disse.
Iniciativas da Seduc
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância das Olimpíadas do Conhecimento no desenvolvimento dos jovens. “Mais do que o aprendizado técnico, elas ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, preparam para os desafios do futuro e abrem portas para grandes oportunidades”, afirmou.
Além de incentivar a participação dos estudantes em competições nacionais, o Seduc Olímpica organiza outras competições voltadas para o fortalecimento do ensino, como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), a Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi) e a Olimpíada Estadual de Ciências (OEC).