Mais uma Escola da rede estadual de ensino foi oficialmente entregue, atendendo ao padrão de excelência estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Maria Modestina Bezerra, situado na zona Sudeste de Teresina, passou por ampla modernização e agora dispõe de uma estrutura completa, compatível com o modelo pedagógico de Tempo Integral, voltado à formação integral dos estudantes.
A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (21), com a presença do Governador Rafael Fonteles e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. O investimento aplicado na reforma dos espaços foi da ordem de R$ 2,8 milhões, garantindo ambientes amplos, climatizados e planejados para proporcionar condições adequadas ao ensino, ao cuidado com a saúde e à inclusão educacional.
Entre os novos espaços, destacam-se a quadra poliesportiva coberta, a Sala de Saúde Digital — que permite acesso remoto a 12 especialidades médicas, como psicologia e psiquiatria — e o Laboratório de Inovação e Tecnologia. O Ceti também conta com sete salas de aula, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, refeitório, vestiários, sala de Mediação Tecnológica e Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Infraestrutura moderna para transformar o futuro
O Governador Rafael Fonteles ressaltou que a infraestrutura é peça-chave para o sucesso da universalização do modelo de Tempo Integral. “As escolas precisam estar preparadas para acolher os estudantes durante todo o dia. Espaços modernos como esses garantem um ambiente que favorece o aprendizado, a saúde mental e o desenvolvimento pleno dos nossos jovens”, afirmou.
A Sala de Saúde Digital foi destacada como inovação importante. “Com ela, estudantes e professores têm acesso a atendimento especializado todos os dias, a qualquer hora. Isso fortalece o bem-estar e evita perdas de aula por motivo de saúde”, completou o Governador.
Educação inclusiva e de qualidade
O CETI Maria Modestina atende atualmente 254 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral, com cursos técnicos em Administração, com ênfase em Empreendedorismo, e em Programação de Jogos Digitais. A nova estrutura também amplia o alcance da educação inclusiva, com a implantação da Sala AEE — espaço essencial para o acompanhamento personalizado de estudantes com deficiência.
“O atendimento especializado é uma prioridade. Queremos que até 2026 todas as escolas da rede estadual contem com uma Sala AEE, garantindo acolhimento e suporte individualizado”, destacou o Secretário Washington Bandeira.
Vinícius de Freitas, aluno da escola e diagnosticado com transtorno do espectro autista, elogiou o espaço. “Na Sala AEE eu me sinto acolhido. Os profissionais entendem como lidar com nossas emoções. Estudar em um ambiente assim me ajuda a aprender e me sentir parte da escola”, disse.
Mais uma entrega da Revolução Educacional em curso no Piauí
A reforma do CETI Maria Modestina Bezerra é parte do movimento de transformação da rede pública piauiense. Só em Teresina, mais de 20 escolas já foram reformadas e entregues, dentro de um total de cerca de 100 inaugurações em todo o Estado. Outras 300 obras seguem em andamento e 30 estão prontas para serem inauguradas.
“Essa é mais uma escola moderna entregue com padrão Seduc. Estamos vivendo uma revolução educacional e tecnológica no Piauí. Cada escola transformada representa um passo firme na construção de um ensino público com mais qualidade, inclusão e oportunidades reais para o futuro dos nossos estudantes”, concluiu o Secretário.
Para o Gestor da Escola, Gerson Nascimento, o impacto é visível. “A reforma trouxe novos ares. A quadra coberta era um sonho antigo. A Sala de Saúde Digital, então, é um avanço imenso. Agora temos todos os espaços necessários para oferecer um ensino de excelência. A comunidade está muito feliz”, afirmou.
VEJA MAIS FOTOS