Com a finalidade de universalizar a qualidade de ensino na escola pública para que o aluno tenha igualdade de condições na busca de sua carreia profissional e na formação como cidadão a gestão do Programa de Educação com Mediação Tecnológica MAIS SABER esta em Salvador trocando experiências e conhecendo em detalhes o uso pedagógico da Mediação Tecnológica na Educação do Ensino Médio no estado da Bahia.
Na Bahia, a Mediação Tecnológica foi lançada em 2011, com o nome de Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Para implantar o programa no Piauí, nossa equipe mapeou iniciativas exitosas da Mediação Tecnológica em três estados e avaliamos o modo como a ferramenta estava sendo aplicada, informa a coordenadora Maria de Lourdes Costa e Silva.
Segundo Lourdes, a experiência da Bahia foi a mais inspiradora, provavelmente pela proximidade regional. Depois de um ano de implantação, voltamos a Bahia para aperfeiçoar o nosso conhecimento no processo de avaliação dos estudantes e, principalmente, para conhecer as estratégias utilizadas na Bahia para ampliar o número de alunos inseridos no Programa, declara Lourdes.
Para a diretora do Programa Mais Saber, Lusimary de Almeida Veloso, "a visita ao EMITec servirá para o fortalecimento das tecnologias com instrumentos pedagógicos no ensino e na aprendizagem. Durante a visita, conhecemos os estúdios, o sistema de avaliação e a parte pedagógica do EMITec. O programa na Bahia está muito adiantado, e podemos sempre trocar informações sobre as práticas midiáticas", afirma.
De acordo com a coordenadora do EMITec da Bahia, Letícia Machado, a visita do Piauí é uma forma de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. Isso mostra o sucesso do EMITec e, também, aumenta a nossa responsabilidade. Temos a obrigação de melhorar cada vez mais o nosso programa, disse.
Atualmente o programa na Bahia está em 140 municípios distribuídos em 660 telessalas. Já no Piauí, em apenas um ano, a rede estadual está presente em 165 municípios distribuídos em 300 ambientes escolares/pontos de recepção.
Nos dois modelos obedecem aos princípios das Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala de aula.