Com o objetivo de fortalecer a Gestão Escolar e promover práticas de excelência, a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou, na quinta-feira (15), um encontro estratégico com os diretores das 40 escolas sob sua jurisdição. A formação aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, escola reconhecida nacionalmente pelos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e por seu protagonismo na formação de estudantes premiados em Olimpíadas do Conhecimento e vestibulares.
A atividade faz parte do projeto Gestão Escolar de Excelência que Transforma, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), que visa qualificar a atuação dos gestores da rede pública estadual. A formação utiliza a metodologia de Comunidade de Prática (CoP), em parceria com o Instituto Unibanco, e tem como princípio o compartilhamento de experiências entre diretores com altos índices de desempenho e colegas que buscam avançar em suas unidades.
“Incentivamos a troca entre os gestores para disseminar boas práticas e fortalecer o uso pedagógico de dados na tomada de decisão. Essa é uma das estratégias da nossa rede para colocar o Piauí entre os melhores do Brasil nos índices educacionais”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A escolha do CETI Augustinho Brandão como sede da imersão foi estratégica. A unidade é referência em ensino médio no estado, com nota 7 no IDEB e um histórico de mais de 300 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Cultura de resultados com sentido pedagógico
Durante o encontro, os gestores participaram de visitas guiadas às instalações da escola, conheceram a rotina administrativa e pedagógica, e discutiram estratégias adotadas com sucesso pelo time da unidade. A gerente regional da 1ª GRE, Aurilene Vieira, ressaltou o impacto da experiência.
“Esse momento é muito mais do que uma visita técnica. É uma oportunidade concreta de construir uma rede colaborativa e inspirar nossos diretores a liderarem com foco no estudante, na aprendizagem e em uma gestão que valoriza os resultados com sentido pedagógico.”
A formação também integra uma agenda maior da Seduc, voltada à qualificação da gestão escolar e inspirada nas experiências bem-sucedidas de países como Singapura — modelo de excelência educacional no mundo.
Missão Singapura: boas práticas globais com aplicação local
A programação foi encerrada com o compartilhamento de experiências vividas por professores e gestores da 1ª GRE que participaram da Missão Pedagógica em Singapura, promovida pela Seduc. O grupo compartilhou aprendizados sobre cultura institucional, uso intensivo de dados e desenvolvimento de lideranças escolares — conceitos já sendo adaptados à realidade das escolas piauienses.
Para Rosana Carvalho, gestora do CETI Epaminondas Castelo Branco, a formação amplia horizontes e fortalece o trabalho em rede. “É um curso que transforma nossa forma de fazer gestão. Saímos daqui com novas ideias e mais determinação para alcançar as metas de aprendizagem.”
A imersão no CETI Augustinho Brandão reafirma o compromisso do Governo do Estado em investir na qualificação das lideranças escolares como pilar fundamental para a melhoria da qualidade da educação pública, promovendo inovação, cooperação e resultados concretos nas escolas da rede estadual.