Quarenta professores da rede pública estadual do Piauí participaram, nesta quinta-feira (15), do Encontro Presencial da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), realizado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes, em Teresina. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), tem como objetivo consolidar o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos no ambiente escolar, contribuindo para a modernização das práticas pedagógicas.
A proposta é formar educadores para uma nova realidade, em que o ensino presencial e o digital caminham lado a lado. O encontro é parte de uma formação que começou no início do ano e tem como um de seus diferenciais o uso do Estúdio RIEH, ambiente tecnológico montado dentro da própria escola.
No local, os professores participaram de oficinas, rodas de diálogo e compartilharam práticas pedagógicas que já estão fazendo a diferença em suas regiões. A ideia é que cada escola, respeitando suas especificidades e o projeto pedagógico local, desenvolva planos de aula que incorporem elementos da Educação Híbrida.
“A escola vai pensar sua própria aula, escolher a tecnologia e experimentar novas formas de ensinar. O estúdio é uma ferramenta, mas o protagonismo é do professor”, explica a professora Maria da Glória da Silva, enviada pelo MEC para mediar a formação.
Uma nova forma de ensinar e aprender
O Estúdio de Inovação no CETI Júlia Nunes é mais que um espaço físico. É um laboratório de possibilidades. Equipado com câmera robótica, chroma key, microfones sem fio, ilha de edição, TV interativa e outros recursos de ponta, o ambiente permite a produção de conteúdos dinâmicos e personalizados, conectando alunos e professores de forma mais interativa e criativa.
Para a professora Betânia Moura, que veio de Campo Maior para participar da formação, a experiência tem sido transformadora. “A gente aprende fazendo, experimentando. É uma oportunidade de colocar a mão na massa e sair da teoria”, resume. Já o professor Jucelino Aquino destaca o valor da troca. “Ouvir colegas de outras regiões, com diferentes realidades, amplia nosso olhar e nos ajuda a inovar dentro da nossa própria escola", completa.
Formação que transforma
A Rede de Inovação para a Educação Híbrida é uma iniciativa do MEC em parceria com Universidades e Secretarias Estaduais, como a Seduc-PI, e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.
No Piauí, a ação se soma a outras iniciativas que vêm colocando o estado em destaque no cenário nacional, como o Canal Educação, uma rede de ensino mediado por tecnologia que já conecta 900 salas de aula em todo o território piauiense.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esse investimento em formação e inovação é parte de uma transformação mais ampla. “Estamos preparando uma nova geração de professores para um novo tempo na Educação. A tecnologia já faz parte da vida dos nossos estudantes, e a escola precisa acompanhar esse ritmo. O Estúdio de Inovação é um passo importante nesse caminho: um espaço para criar, experimentar, se comunicar e, acima de tudo, ensinar melhor”, afirmou.
A Educação híbrida, longe de ser uma tendência passageira, está se consolidando como uma estratégia pedagógica essencial para tornar a escola mais conectada com o mundo, com os estudantes e com os desafios do presente. No Piauí, essa mudança já começou — com protagonismo, criatividade e professores preparados para fazer a diferença.