SERVIÇO:
- Pauta: Inauguração da Reforma, Ampliação e Modernização do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo Aires Morais Soares -
- Data: 16 de maio de 2025 (sexta-feira);
- Horário: 7h
- Local: R. Primeiro de Maio, 2371 - Primavera, Teresina – PI
O ensino de idiomas ganhou um novo espaço de referência em Teresina. Nesta sexta-feira (16), às 7h, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguram a reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), no bairro Primavera, zona Norte da capital. A entrega marca mais um investimento do Governo do Estado na promoção de uma Educação pública moderna, inclusiva e voltada para o mundo.
Com investimento superior a R$ 2 milhões, o novo CCL foi totalmente reestruturado para atender cerca de 2 mil estudantes da rede estadual e da comunidade em geral. A unidade passou por uma ampla intervenção física, ganhando dez salas de aula climatizadas, laboratório de línguas, biblioteca, auditório, sala dos professores, cozinha, vestiários e espaços adequados à prática pedagógica e à vivência cultural.
A Escola de Idiomas oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Português, Redação, Leitura e Interpretação, além de introdução à Libras. As aulas combinam o domínio das quatro habilidades fundamentais — escuta, fala, leitura e escrita — com metodologias ativas e recursos tecnológicos que ampliam a aprendizagem.
“O novo CCL reafirma nosso compromisso de conectar os estudantes ao mundo, por meio do domínio de línguas e da valorização da cultura. Estamos oferecendo mais que um prédio novo: é uma ferramenta real de transformação social e oportunidades para a juventude”, destacou o Secretário Washington Bandeira.
Imersão cultural e aprendizado com propósito
Mais que aulas tradicionais, o CCL proporciona vivências culturais que estimulam o uso prático dos idiomas estudados. Comemorações como o Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day e o Día de los Muertos fazem parte do calendário pedagógico e transformam o ambiente em um espaço de troca, empatia e conexão com outras culturas.
A nova estrutura oferece aos alunos um ambiente acolhedor e moderno, que vai ao encontro do modelo de escola que o Governo do Estado tem buscado fortalecer: inclusiva, conectada, inovadora e voltada para o futuro. “A entrega desse novo espaço é mais uma prova de que estamos investindo fortemente em uma educação pública de qualidade, que prepare nossos jovens não só para o Enem, mas para um mundo cada vez mais globalizado”, afirmou o Governador Rafael Fonteles.