Garantir que toda criança aprenda a ler e escrever na idade certa. Esse é o compromisso que reuniu, nos dias 14 e 15 de maio, Gestores Educacionais de todo o Piauí durante o 1º Encontro Formativo Presencial da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A formação marcou o início do ciclo 2025 e reuniu alfabetizadores, articuladores regionais e municipais em um esforço coletivo por uma Alfabetização cada vez mais eficiente.
O encontro, realizado em Teresina, é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentro das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
Compromisso com dados, escuta e ação
Com 63 articuladores regionais e 225 municipais presentes, o evento criou um espaço de escuta qualificada e formação prática. O foco é personalizar as estratégias de alfabetização em cada município, usando dados como base para decisões mais assertivas. Uma das metas é revisar os Planos de Trabalho Anual (PTA) 2025 com ações centradas nas realidades locais.
Durante a abertura, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o papel do Piauí como referência nacional no Regime de Colaboração entre Estado e Municípios.
“Esse encontro mostra o apoio real do Governo aos municípios para atingirmos os melhores índices de alfabetização. É uma formação estratégica, especialmente para atender às crianças que ainda não se alfabetizaram. Nosso compromisso é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas até os 6 anos de idade”, destacou Bandeira.
Educação com justiça e equidade
O evento contou com a presença da professora, pesquisadora e ex-ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, que conduziu a palestra “Educar mais cedo para respeitar”. Em sua fala, ela destacou a importância de uma Educação Antirracista desde a infância.
“Alfabetizar é garantir cidadania. E não há cidadania plena sem justiça racial. O antirracismo não é para um grupo específico — é para todos. Essa consciência deve estar presente nas práticas pedagógicas desde os primeiros anos de vida”, defendeu Nilma.
Monitoramento, metas e reconhecimento
A presidente da Undime Piauí, Érica Graziela Melo, também participou da programação. Secretária Municipal de Educação de Domingos Mourão, ela ressaltou a importância do acompanhamento contínuo.
“A missão do articulador é acompanhar de perto os dados e garantir que as ações dos planos estejam sendo colocadas em prática. A Alfabetização na Idade Certa só é possível com o engajamento de todos — é uma construção coletiva”, reforçou.
A programação do encontro incluiu oficinas temáticas, mesas-redondas e dinâmicas de grupo, promovendo alinhamento entre os programas CNCA e PPAIC. Os articuladores também receberam orientações sobre o monitoramento das metas pactuadas, uso de dados educacionais e ações que impulsionem os municípios rumo ao Selo Ouro — reconhecimento nacional às redes que se destacam na Alfabetização Infantil.
Um Piauí que lidera pelo exemplo
Com metas claras, apoio técnico e financeiro, formações continuadas e currículo alinhado, o Piauí reafirma seu papel de protagonista na Educação Básica brasileira. “O modelo colaborativo entre União, Estado e municípios tem feito da alfabetização na idade certa não apenas um objetivo — mas uma realidade cada vez mais próxima para milhares de crianças piauienses.”, finalizou o Secretário Washington Bandeira.