O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou os avanços do Pacto pela Educação durante o I Encontro de Prefeitas e Primeiras-Damas pela Primeira Infância do Piauí, realizado nesta terça-feira (13), em Teresina.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com o Conselho da Mulher Municipalista da APPM, reuniu lideranças municipais, representantes do UNICEF e autoridades estaduais em um esforço coletivo pela priorização da Primeira Infância nas políticas públicas.
Durante sua fala, o Secretário reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a alfabetização na idade certa e com a construção de uma política pública sólida e integrada para as crianças. “Esses encontros são fundamentais para mobilizar e engajar as lideranças municipais no objetivo de colocar o Piauí em primeiro lugar em alfabetização na idade certa no Brasil. Estamos juntos com a Dra. Isabel nesse movimento, com foco total na educação das nossas crianças”, afirmou Bandeira.
Protagonismo do Piauí em alfabetização
No encontro, foram apresentados os dados do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), uma iniciativa do Governo do Estado que funciona em regime de colaboração com os municípios para o fortalecimento da educação infantil.
Bandeira enfatizou que os resultados positivos são fruto desse regime de colaboração, promovido por meio do Pacto pela Educação e do Pacto pelas Crianças. “Estamos avançando com estratégias integradas, com formação continuada para professores, investimentos em infraestrutura escolar e materiais pedagógicos, como os kits creche e brinquedopraças em parceria com os municípios. Essa união de esforços nos coloca entre os estados com melhores índices de alfabetização”, pontuou.
UNICEF destaca boas práticas e fortalecimento da Primeira Infância
Além da pauta educacional, o encontro também proporcionou o compartilhamento de experiências exitosas apoiadas pelo UNICEF e a valorização de práticas municipais voltadas ao desenvolvimento integral da criança.
A primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Dra. Isabel Fonteles, reforçou a importância do trabalho intersetorial. “Hoje é um momento de união pela política pública da Primeira Infância. Educação, saúde e assistência social caminham juntas para garantir que nossas crianças tenham oportunidades reais desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
A chefe do Escritório do UNICEF no Maranhão e Piauí, Ofélia Silva, destacou o protagonismo do estado nos indicadores sociais. Entre 2021 e 2024, mais de 90 municípios piauienses fortaleceram as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, recebendo o Selo UNICEF. “O compromisso do governador Rafael Fonteles é visível. O Piauí já apresenta resultados expressivos, como a redução de 67% no abandono escolar, enquanto a média nacional é de 38%”, frisou.