Termina nesta sexta-feira (9) o prazo para a submissão dos projetos da segunda edição do Seduckathon, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) que une inovação, tecnologia e empreendedorismo com o objetivo de incentivar estudantes da rede estadual a pensar soluções criativas para desafios reais dentro e fora da escola.
Nesta etapa, 125 professores orientadores — sendo 75 na área de Tecnologia da Informação (TI) e 50 em Empreendedorismo — devem submeter os projetos desenvolvidos com suas equipes. As propostas podem abordar temas como inovação educacional, inclusão social, sustentabilidade, inteligência artificial, além de ideias para melhorar a gestão e o ambiente escolar.
Mais do que uma competição, o Seduckathon é uma porta aberta para o mundo. Os estudantes premiados terão a chance de viver uma experiência internacional por meio de Intercâmbios Educacionais em seis países diferentes. “Ao desenvolverem soluções inovadoras para desafios reais no Seduckathon, nossos estudantes não só aprimoram habilidades técnicas, como também ganham a oportunidade de ampliar seus horizontes. É uma formação que transforma vidas”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Do Piauí para o mundo
O resultado final desta fase será divulgado no dia 22 de maio, mas a jornada não termina aí. As equipes classificadas seguirão para a Maratona Seduckathon, que será realizada em junho, em Teresina. Durante o evento, os estudantes apresentarão seus projetos, trocarão experiências, trabalharão em equipe e disputarão prêmios.
E as novidades desta edição não param: se no ano passado foram 11 equipes premiadas com intercâmbio, em 2025 o número mais do que dobrou. Serão 26 times vencedores, beneficiando 130 alunos e 26 professores com a experiência de estudar fora do Brasil.
“O Seduckathon prova que quando a escola aposta no potencial dos jovens e dá espaço para a criatividade, os resultados ultrapassam as fronteiras da sala de aula. Essa é mais um Programa implementado na gestão do Governador Rafael Fonteles que conecta conhecimento, protagonismo e futuro e mostra que nas Escolas do Piauí sonhar alto não é só permitido, é incentivado”, ressaltou Bandeira.