Criado com o objetivo de enriquecer o currículo sociocultural dos estudantes da Rede Pública Estadual, o projeto Turismo Escolar oferece aos alunos experiências únicas de aprendizagem, por meio de visitas aos principais pontos turísticos locais.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o projeto representa um passo significativo na integração entre a educação formal (dentro de sala de aula) e atividades extracurriculares que atendem uma demanda de valorização das riquezas culturais e naturais piauienses.
Do sertão ao mar: estudantes descobrem um novo Piauí
De São Braz do Piauí, no coração
do semiárido piauiense, Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral
(CETI) Francisco Antônio da Silva tiveram a oportunidade de conhecer o litoral
piauiense, no início deste ano, através da iniciativa.
Nem mesmo os mais de 800 quilômetros de distância entre as duas regiões foram páreos para o ímpeto e curiosidade dos alunos. Para muitos deles, a viagem possibilitou o primeiro contato com o mar. Caso de Alana Paes Landim, estudante da 2ª série do ensino médio, que garante que a experiência vivenciada ao lado dos colegas de turma será uma memória que irá acompanhá-la para sempre.
“A viagem à Parnaíba foi uma experiência muito marcante, porque, além de conhecer as belezas do litoral do nosso estado, também tivemos contatos com a história, cultura local e gastronomia. Esses elementos tornaram a viagem uma experiência rica em aprendizado e descoberta cultural”, lembra Alana.
Professora de Cultura Integrada a Arte e Leitura e Produção Textual, Nayjila Costa fez parte da equipe que saiu de São Braz com destino a Parnaíba. Para ela, a experiência ampliou a visão de mundos dos seus alunos.
“Do ponto de vista educacional, a
viagem proporcionou uma aprendizagem concreta e contextualizada. Os alunos
puderam observar de perto, por exemplo, elementos da geografia, da história, da
biologia e da arte. Aprenderam sobre preservação ambiental, história local,
cultura nordestina e ainda desenvolveram habilidades socioemocionais, como
empatia, cooperação e responsabilidade. Projetos assim despertam o interesse, a
curiosidade e ampliam a visão de mundo dos estudantes”, diz a docente.
Quatorze destinos diferentes em 2025
Lançado em 2024, o Turismo Escolar atendeu 766 estudantes, de 20 escolas da Rede Estadual, em seu primeiro ano de atuação. Para 2025, o programa irá contemplar 1.760 alunos, o que representa um aumento de 129,78% em relação ao ano anterior. Serão realizadas 40 aulas passeio ao longo do ano. com ampliação do número de destinos visitados.
O número de destinos também aumentou, saindo de seis, em seu ano inaugural, para 14 nesta temporada. As rotas incluem os municípios de Bom Jesus; Cajueiro da Praia e Barra Grande; Castelo do Piauí; Cristino Castro e Alvorada do Gurguéia; Esperantina e Batalha; Floriano; Lagoa do São Francisco; Luís Correia; Oeiras; Parnaíba; Pedro II; São Raimundo Nonato (Museu e Parque Nacional Serra da Capivara); Teresina; e Parque Nacional de Sete Cidades.
Para o Secretário Washington Bandeira, o Projeto Turismo Escolar é uma importante ferramenta para estimular o protagonismo e censo de pertencimento dos estudantes da Rede Pública Estadual.
“Acredito que os alunos levarão dessas experiências não apenas novos conhecimentos, mas também memórias afetivas e um novo olhar sobre o nosso patrimônio natural e cultural. Nosso objetivo é enriquecer o processo educacional dos nossos estudantes, lhes proporcionando mais bagagem e estimulando seu senso de protagonismo, autonomia e engajamento”, projeta Bandeira.
Material complementar e despesas
asseguradas
Os custos das viagens são assegurados pela Seduc. As viagens incluem transporte, acesso aos atrativos turísticos, guias especializados e kits com camiseta, boné, ecobag e squeeze. Em casos específicos, como nas viagens para Parnaíba e São Raimundo Nonato, também são oferecidas hospedagem e alimentação, em razão da distância das escolas participantes.
Além das visitas a pontos
turísticos, o projeto integra atividades com materiais pedagógicos como
vídeoaulas, quizzes interativos e videocasts, produzidos e disponibilizados
pelo Canal Educação. Em 2025, serão lançadas 7 novas aulas abordando os novos
destinos.
As escolas interessadas devem
submeter suas propostas por meio do Regulamento para Seleção das Propostas de
Escolas Integrantes da Rede Pública Estadual, publicado em 28 de fevereiro de
2025. O prazo final para submissão é 31 de outubro de 2025. As viagens serão
realizadas até o final do ano.