Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de toda a Rede Pública Estadual participam, nesta quarta-feira (7), da prova para seleção de 1.260 vagas do projeto Laboratório de Redação, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Por meio do projeto, a Seduc oferta aos estudantes selecionados acompanhamento pedagógico qualificado, voltado ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a produção de textos dissertativos-argumentativos, modelo exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2025. As aulas do Laboratório de Redação ocorrem aos sábados, das 8h às 12h, de forma presencial.
A seleção será realizada por meio da aplicação de uma redação, com a divulgação do tema e dos textos de apoio ocorrendo apenas no momento da prova. A correção ficará sob responsabilidade de professores e da equipe técnica do projeto.
O resultado será divulgado no site da Seduc, no dia 16 de maio. Os aprovados receberão orientações por e-mail sobre o acesso à plataforma do Canal Educação. A confirmação da vaga deve ser feita presencialmente, na escola, em até 72 horas após a publicação do resultado. O início das aulas está previsto para o dia 31 de maio.
Oportunidade para professores
Da mesma forma, 42 professores serão selecionados para atuarem no Laboratório – dois por cada uma das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) – além de preencher cadastro de reserva. A seleção dos docentes foi realizada no último dia 3 de maio. Os profissionais irão atuar exclusivamente no projeto e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00.
Em 2024, o Piauí alcançou o maior percentual de notas acima de 950 na redação do Enem, considerando o total de participantes. Para este ano, a meta, segundo o Secretário Washington Bandeira, é alcançar resultados ainda mais consistentes, com o objetivo de alcançar a primeira nota mil da Rede Estadual.
“O Laboratório de Redação é mais um
investimento que estamos realizando na qualificação e formação dos nossos Estudantes
Seduc. Com o projeto, nós conseguimos lapidar o talento desses alunos, os
auxiliando no percurso em busca das melhores notas da Redação do Enem 2025 e,
por consequência, a aprovação tão sonhada”, afirmou o Secretário.