Ícone buscar

Seduc e SSP iniciam nova etapa do Programa Saúde e Segurança nas Escolas com formação para Avaliação de Risco Social dos estudantes

  • Ascom Seduc
  • 29/04/2025

Transformar a escola em um espaço mais seguro, acolhedor e atento às realidades dos estudantes. Com esse propósito, teve início nesta terça-feira (29) a formação dos profissionais responsáveis por aplicar a segunda edição da Avaliação de Risco Social na rede estadual de ensino. A iniciativa integra o Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc , desenvolvido pelo Governo do Piauí por meio da articulação entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi).


A proposta é qualificar 1.800 professores e servidores da Seduc que atuam diretamente nas escolas e, com eles, alcançar 143 mil estudantes em todos os municípios piauienses. Em campo, esses profissionais irão aplicar um questionário que identifica situações de vulnerabilidade e risco social entre os alunos, permitindo que a escola reaja com políticas mais direcionadas e efetivas.

A aplicação começa em paralelo à formação, com 400 avaliadores de Teresina assumindo a frente nas escolas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Norte (4ª), Sul (19ª), Leste (20ª) e Sudeste (21ª). A partir do dia 30 de abril, a ação se estende para o interior do estado.

Segundo Eugênia Vila, Diretora de Gestão Interna da SSP, a formação vai muito além de ensinar o uso da ferramenta digital. O objetivo é garantir que os avaliadores compreendam de fato o porquê da avaliação, o que está em jogo e como isso pode ajudar a transformar a vida dos estudantes. “Quando o avaliador entende os contextos e desafios por trás das respostas dos estudantes, ele se torna um agente essencial na identificação de vulnerabilidades, como bullying e cyberbullying, para a construção de uma escola mais segura e acolhedora para nossos jovens”, afirmou.

Etapas da formação e tecnologia a serviço da escola

O conteúdo da formação foi pensado para facilitar o trabalho de quem estará em contato direto com os estudantes. No primeiro momento, os participantes conhecem a proposta da Avaliação de Risco Social e entendem quais situações de vulnerabilidade precisam ser observadas.


Na etapa seguinte, é apresentado um panorama da realidade dos estudantes da rede estadual, com base nos dados já levantados na edição anterior da avaliação, em 2024. O terceiro módulo detalha o questionário, explicando de forma simples o que cada pergunta quer identificar. A ideia é garantir que todos os avaliadores estejam bem preparados para aplicar o formulário de forma clara e uniforme. Por fim, os participantes aprendem como usar a plataforma digital, por onde as respostas serão registradas com segurança e agilidade.

Para o professor Ronaldo Marques, diretor do CETI Vila Paraíso, na zona Norte de Teresina, a formação faz diferença no dia a dia da escola. “Esse encontro tem sido um momento importante de aprendizado. Quando entendemos bem como funciona a avaliação, conseguimos conversar melhor com nossos colegas e aplicar tudo com mais cuidado. Esse Programa é muito importante porque  ajuda a enxergar quem precisa de apoio e mostra para os estudantes que eles não estão sozinhos”, afirmou.


Muito além da segurança física

A Avaliação de Risco Social é apenas uma das frentes do Programa Saúde e Segurança nas Escolas. A iniciativa também abrange práticas de Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Mediação de Conflitos, Saúde Digital, Desenvolvimento da Inteligência Emocional e Suporte Psicológico.

“Com essas ações, a gestão do Governador Rafael Fonteles reforça o compromisso de colocar os estudantes no centro das políticas públicas, construindo uma Escola que não apenas ensina, mas também protege, acolhe e cuida. Uma escola que escuta e responde todas as demandas dos estudantes com empatia, ação e responsabilidade”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
29/04/2025

Seduc e SSP iniciam nova etapa do Programa Saúde e Segurança nas Escolas com formação para Avaliação de Risco Social dos estudantes

Notícias
29/04/2025

Seduc publica regulamento da 3ª edição TME² e reforça incentivo às Olimpíadas do Conhecimento

Notícias
29/04/2025

Abril Azul: Seduc fortalece inclusão de estudantes com TEA e amplia salas de Atendimento Especializado no Piauí

Notícias
29/04/2025

Piauí se destaca em nova fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial com 11 alunos da rede Seduc

Notícias
29/04/2025

Primeira Revisão Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb 2025 em Teresina reúne mais de 1200 Estudantes da nesta quarta-feira (30)

Notícias
28/04/2025

Seduc e Sesapi inauguram Classe Hospitalar no HEDA de Parnaíba e levam esperança para crianças em tratamento