Ícone buscar

Seduc forma cerca de 700 gestores no Progestão Online

  • 16/07/2013


O programa Progestão Online, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação/ Instituto de Educação Antonio Freire, forma no próximo mês de agosto, aproximadamente 700 gestores da rede pública estadual de educação.

O Progestão Online é um curso de capacitação voltado para gestão escolar, que teve início em maio de 2012 e é composto de 10 módulos que tratam de temas como sucesso e permanência de alunos na escola, projeto pedagógico, avaliação institucional, gerenciamento financeiro, espaço físico, patrimônio da escola e recursos humanos.

De acordo a com gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Seduc, Ana Maria Almeida, a secretaria está estudando a possibilidade de complementação desse curso de aperfeiçoamento para transformá-lo em uma especialização. "O curso é composto de 300 horas. Para que ele seja transformado em uma especialização deve haver uma complementação de mais 100 horas", explica  Ana Maria Almeida.  

Para atender aos alunos do Progestão Online, a Seduc montou um núcleo de operação do programa que funciona no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. O núcleo do Progestão Online conta com uma equipe de 20 tutores que atendem 23 turmas, atendendo a todas as gerências regionais de educação.

"O contato entre os tutores e os alunos é feito através da plataforma moodle, por telefone e por e-mail. Além disso, foram planejados três encontros presenciais entre os tutores e os alunos", explica Niedja Genuino, que trabalha na tutoria do programa.

Segundo Ana Maria Almeida, a avaliação do Programa é muito positiva por se verificar uma mudança nas atividades dos gestores escolares articulando a teoria e a prática nas escolas. "No início encontramos dificuldades devido a maior parte dos gestores não dominarem as tecnologias da informação e comunicação, mas a equipe evoluiu", lembra.

O público alvo é formado por professores que se encontram na gestão de escolas, assumindo as funções de diretores, coordenadores e supervisores escolares. O curso Progestão Online é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para formação em gestão administrativa e pedagógica de gestores de escolas públicas.

 

 

 

 

Outras Notícias

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação