Ícone buscar

Professores Seduc vivem imersão em cultura escolar e liderança durante missão em Singapura

  • Maria Luiza Barreto
  • 08/04/2025

O segundo dia da Missão Educacional dos Professores e Gestores da rede estadual do Piauí em Singapura foi marcado por aprendizados sobre liderança, cultura escolar e o papel estratégico dos educadores. Em um dos sistemas de ensino mais eficientes do mundo, os 30 participantes vivenciaram uma experiência formativa que deve refletir diretamente nas práticas adotadas nas escolas piauienses.


A programação incluiu uma formação conduzida pela professora Wai Yin Pryke, no Instituto Nacional de Educação de Singapura (NIE), onde foi apresentado o percurso que levou o país a se consolidar como referência global em qualidade educacional. Esse avanço tem como base quatro pilares fundamentais: estabilidade política, valorização da educação, excelência na formação docente e planejamento de longo prazo com foco no futuro.

Ao longo do dia, os Educadores também participaram de sessões temáticas sobre “Desenvolvimento Profissional e Trajetória de Carreira” e “O Papel do Ministério da Educação no Apoio aos Professores”. A professora Yvonne Seng explicou que o processo de formação docente em Singapura começa com um estágio inicial que avalia o perfil e o engajamento do candidato. Após o ingresso no sistema, os professores recebem apoio contínuo, o que contribui para as baixas taxas de evasão na carreira.

A abordagem adotada pelo país asiático vai além do conteúdo acadêmico: os educadores são preparados para exercer múltiplas funções — como formadores de caráter, facilitadores da aprendizagem, criadores de conhecimento, arquitetos de ambientes de ensino e agentes de transformação.


Entre os Educadores piauienses, o sentimento predominante é de inspiração. Marcicleia Sousa, professora de Matemática do CETI Firmo Rodrigues Sobreira, em Barra D’Alcântara, destacou a valorização do professor como líder. “Uma das reflexões que mais me marcou foi a de que um bom líder é alguém que constrói cultura e estimula a inovação. E é exatamente isso que o Governador Rafael Fonteles e o Secretário Washington Bandeira estão nos permitindo vivenciar”, afirmou.

Gideône Barros, professor do CETI Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, também ressaltou o impacto da experiência. “Aqui, o professor é tratado como uma liderança e passa por formações constantes para exercer essa função com excelência. Estou motivado e com grandes expectativas para aplicar esse aprendizado”, declarou.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o caráter estratégico da missão. Ele lembra que Singapura lidera o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), resultado diretamente ligado ao trabalho desenvolvido pelo NIE. “Singapura é um exemplo claro de como a valorização e a formação contínua dos professores podem transformar um sistema educacional. No Piauí, estamos trilhando esse mesmo caminho. Este intercâmbio representa mais um passo firme rumo à excelência na educação pública”, concluiu.

Outras Notícias

Notícias
27/11/2025

Estudantes Seduc iniciam campanha para o Parlamento do Futuro e vivenciam a rotina parlamentar dentro das escolas

Notícias
27/11/2025

Interclasse envolve mais de 300 Estudantes Seduc em competições esportivas e culturais no Ceti João Henrique em Teresina

Notícias
26/11/2025

Seduc lança edital de Chamada Pública para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar

Notícias
25/11/2025

Programa “Mais Educação, Mais Renda” revoluciona formação profissional no Piauí com a oferta de 83 mil vagas

Notícias
25/11/2025

Seduc lança edital de Chamada Pública para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (26)

Notícias
25/11/2025

Cine Rex será transformado em Escola Estadual de Audiovisual e Cinema Público e marca nova fase da educação criativa no Piauí