Ícone buscar

Após bronze em Moscou, bailarino piauiense relembra início da carreira

  • 15/07/2013

Um sonho de muitos, mas uma conquista para poucos. Se ingressar na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, no Estado de Santa Catarina (única Escola do Bolshoi fora da Rússia), já é uma chance excepcional na carreira daqueles que apreciam e vivem arte; o que dirá de quem consegue subir ao pódio do maior concurso de balé do mundo?

O que antes poderia parecer algo impossível ou mesmo inimaginável para qualquer jovem do Piauí, hoje já não é mais. O bailarino piauiense Luan Batista realizou não apenas o seu sonho quando saiu do Piauí com apenas 9 anos para conquistar o terceiro lugar no XII Concurso Internacional de Ballet em Moscou, na Rússia, que aconteceu este mês.

Selecionado entre outras centenas de jovens alunos da rede pública de ensino que tentavam uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, o jovem talento piauiense fez bonito e conquistou a medalha de bronze em uma disputa acirrada com outros talentos do balé do mundo inteiro. 


Mesmo lutando contra a saudade de casa, ele não desistiu de seu sonho. "Ficar longe de casa foi o mais difícil, principalmente longe da minha mãe. Eu era muito pequeno e não tinha certeza ainda do que realmente queria, mas quando surgiu essa oportunidade não pensei duas vezes e agarrei com todas as forças", lembra.

"Luan, como outros, soube aproveitar a oportunidade. Ele é um orgulho para todos nós e uma motivação para os alunos da escola pública que se dedicam a um ideal", destaca Sylvya Suzane, coordenadora do Programa Mais Educação na Seduc-PI, que acompanhou de perto a trajetória de Luan e outros jovens que saíram cedo do Piauí em busca de um sonho.

Governo do Estado reafirma parceria com Bolshoi

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura mantém a parceria por meio de um convênio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, possibilitando aos alunos de escolas públicas obtenção de uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi, que possui sua matriz na Rússia.

Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio.

Em 2013 foram ofertadas cinco vagas para os alunos da rede estadual. Para o secretário da Educação, Átila Lira, fomentar esses talentos na escola é o principal objetivo da parceria e a escola tem papel fundamental nessa escolha. 


"A escola é essencial em toda a caminhada do aluno até que seja selecionado. Ela é a responsável por instigar e convencer alunos e pais de que a arte é promissora. Os monitores dos programas Mais Educação e Escola Aberta também contribuem nesse impulso, assim nascem grandes artistas", declara.

Piauí já tem vários bailarinos formados pelo Bolshoi

Vários bailarinos piauienses já foram formados pelo Bolshoi, desde a primeira seletiva realizada ainda em 2004. Os piauienses já formados pelo Bolshoi estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.

Segundo a coordenadora do Programa Mais Educação, Sylvya Suzane, a Seduc é a responsável em manter as crianças no Projeto. "É um momento de grande alegria, pois essa nova etapa representa a continuidade do Projeto e a Seduc apóia e dá suporte a todas as exigências para que as crianças possam ser mantidas em Joinville", explica a coordenadora.

Dos nove alunos já formados, dois ficaram no próprio Bolshoi, alguns estão em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, Rio de Janeiro e outros trabalham em escolas de Teresina, é o caso de Francielly Farias, professora da escola de dança do Piauí, formada na 1° turma do Projeto.

"É gratificante, pois lá recebemos uma formação completa, não só profissional, mas também para a vida, convivemos com pessoas diferentes e culturas diferentes", relata Francielly.

Balé Bolshoi

Desde o ano 2000 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.  Sempre buscando a melhor formação, a Escola garante aos seus alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte.

Com o crescimento da Escola Bolshoi ao longo dos anos, foi possível formar uma Companhia Jovem e criar a oportunidade do primeiro emprego para os talentos formados na instituição. Um resultado gratificante não só para esses jovens que se dedicam por muitos anos à dança, mas também para todos que trabalham pela prosperidade e missão da única Escola do Teatro Bolshoi no mundo.

O Bolshoi Brasil é uma instituição consolidada tendo a sua importância ressaltada no Plano de Ação Brasil Rússia em 2010 e 2011. Neste documento o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que participou da V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação - Moscou, junto com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, salientaram que o fortalecimento da Parceria Estratégica Bilateral constitui uma das prioridades de suas políticas externas.

Os líderes também assinaram uma Declaração Conjunta que manifestava a disposição de prestar todo o apoio a iniciativas de cooperação cultural e ressaltaram a importância da atividade da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville.

Luan Batista é bailarino da Cia. Jovem Bolshoi Brasil 2013

Luan Batista, 17 anos, nasceu em Teresina - PI. Nunca havia ouvido falar do nome Bolshoi, até que em 2004, recebeu em sua escola pública o incentivo para participar de uma seleção que concederia 10 vagas para estudo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sendo a vaga disputada por cerca de 20 mil candidatos. Motivado pela novidade e curiosidade em relação à instituição, Luan realizou todos os testes e foi aprovado, iniciou na primeira série de dança clássica da Escola Bolshoi.

Ao cursar os oito anos de Bolshoi Brasil, se formou ao final de 2012 e foi contratado para a Cia. Jovem.

Outras Notícias

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula

Notícias
15/05/2025

Estudantes Seduc levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em ação criativa de preparação para o Enem e Saeb

Notícias
15/05/2025

Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb leva revisão interativa a Oeiras e Valença para mais de 1.600 estudantes