Seduc realiza ações preventivas durante o Simpósio Álcool e outras drogas, em Luís Correia
12/07/2013
Passar informações, conscientizar e prevenir, essas foram as atividades do stand da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), no primeiro dia do II Simpósio Álcool e outras drogas na contemporaneidade, que acontece entre 12 e 14 de julho, no município de Luís Correia, no litoral piauiense.
O evento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostra a importância de discutir, também nas escolas, assuntos relacionados ao uso de álcool e drogas por pessoas de todas as idades e do quanto isso pode ser perigoso e prejudicial.
Técnicos, professores e comunidade escolar estiveram presentes na estrutura montada na orla da Praia de Atalaia, mostrando como a Seduc trata o tema nas Escolas piauienses, trocando experiências e debatendo sobre um assunto que afeta tanto a sociedade contemporânea.
"A Seduc desenvolve ações preventivas voltadas ao trabalho de educação no trânsito e do uso de drogas nas Escolas. Exemplo disso, é a parceria com a Polícia Militar do Piauí que hoje executa programas como o Proerd e Cidadão Mirim em todas as regiões do Estado", explica a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marta Freitas.
Os professores da Rede Estadual também recebem a formação adequada que contribui para o debate em sala de aula. "É de valorosa importância que os nossos educadores estejam capacitados. A Seduc investe em ações de prevenção e orienta os professores que abordem o tema no dia a dia escolar", é o que explica a coordenadora de articulação de programas sociais e educacionais da Secretaria de Educação, Raimunda Costa.
Outra preocupação é fazer com que os alunos e a comunidade escolar sejam conscientes quanto ao uso de álcool e drogas combinados ao trânsito, seja ele como pedestre, motociclista ou motorista. "Visitamos as Escolas e realizamos palestras semanalmente. Apresentamos dados, tiramos dúvidas e sempre alertamos sobre o transporte sobre duas rodas, este é mais preocupante e também o mais presente entre alunos e professores", destaca Raimundo Araújo, supervisor de educação para o trânsito na Seduc.
Entre as atividades culturais, os bailarinos formados pela Escola de Balé Bolshoi, através do incentivo e investimento do Governo do Estado e Seduc, fizeram uma linda apresentação e encantaram o público.
Palavra de Criança
O Simpósio também conta com a participação do Programa Palavra de Criança, em um espaço destinado à leitura e voltado para o público infantil.
Presente em 212 municípios do Piauí, o Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Seduc em parceria com o Unicef e Instituto Probem que tem o objetivo de alfabetizar crianças nos três primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental.
O II Simpósio ?Álcool e outras drogas na contemporaneidade? tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Samu, Detran, Sest/Senat, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Enfrentamento ao Crack, Secretaria de Segurança e Secretaria de Justiça.