Ícone buscar

Estudante Seduc é medalhista de ouro na ‘Quimeninas’ e disputa vaga para Olimpíada Internacional de Química

  • Ascom Seduc
  • 19/03/2025


Aos 15 anos, Sháylla Rafaela Ribeiro Castro está fazendo história. Estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Gayoso e Almendra, em Batalha-PI, ela conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira Feminina de Química (Quimeninas 2024) e agora se prepara para um novo desafio: a seletiva internacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ) 2025.

A competição será no dia 21 de março, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Se for aprovada, Sháylla avançará para um curso de formação presencial e uma prova final, onde apenas oito estudantes serão escolhidos para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Química.

Superação e Representatividade

O feito de Sháylla é ainda mais impressionante quando olhamos os números: dos 180 estudantes selecionados para essa fase no Brasil, apenas 12 vêm de escolas públicas. E, no Piauí, ela é a única representante da rede estadual, ao lado de dois estudantes de escolas privadas.

“Muitas vezes, fui a única menina realmente interessada em Química na sala de aula. Cheguei a me questionar se esse era o meu lugar, mas superei essas dúvidas. Hoje, tenho certeza de que a ciência é minha paixão e recebo incentivo diário na escola para seguir nesse caminho", conta Sháylla, que cursa o Ensino Médio Integrado ao Curso de Jogos Digitais e vem quebrando barreiras no mundo da Química.

Dedicação e Apoio Escolar

Para chegar até aqui, Sháylla tem seguido uma rotina intensa de estudos. Além de participar do curso de nivelamento da PNOQ, com aulas de professores universitários, ela conta com o suporte da escola e da Seduc, por meio do Seduc Olímpica. “Temos grupos específicos de preparação para olimpíadas, o que faz toda a diferença”, explica.


A Gestora do CETI Gayoso e Almendra, Liduina Rebouças, reforça que incentivar os alunos a participarem de competições é uma prioridade da escola. “Sempre buscamos apoiar talentos como o da Sháylla, porque sabemos o impacto que isso pode ter no futuro acadêmico e profissional dos estudantes", relata. 

E os resultados já aparecem: além da medalha de ouro geral, Sháylla conquistou mais três ouros na Quimeninas 2024, nas categorias Região Nordeste, Estado e Escolas Públicas.

Seduc Olímpica: abrindo portas para jovens cientistas

A trajetória de Sháylla reflete o impacto do Seduc Olímpica, projeto da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) que estimula a participação de estudantes da rede pública em Olimpiadas do Conhecimento.

Na última edição da Quimeninas, as alunas do estado brilharam, conquistando cinco medalhas (2 ouros, 1 prata e 2 bronzes). O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemora os resultados. "A Quimeninas revela o talento dos nossos estudantes e iniciativas como o Seduc Olímpica são essenciais para incentivar jovens na ciência. Dentro do programa, criamos as Olimpíadas Estaduais do Conhecimento, que preparam os alunos para competições nacionais, oferecendo bolsas para medalhistas e custeando viagem e hospedagem para que possam representar o Piauí em disputas pelo país. Além disso, o PIBIC-Jr permite que estudantes desenvolvam pesquisa científica desde cedo, estimulando a inovação já no ensino básico", destaca.

Agora, todos os olhos estão voltados para Sháylla e sua próxima etapa. O Piauí segue na torcida para que essa jovem cientista conquiste seu lugar na Olimpíada Internacional de Química.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2025

Revolução educacional e tecnológica do Piauí é destaque na Campus Party Weekend

Notícias
11/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam modernização de Escola de Tempo Integral no Vale do Sambito

Notícias
10/10/2025

Revisão Pré-Saeb reúne mais de 800 estudantes em Teresina nesta segunda-feira (13)

Notícias
10/10/2025

Seduc leva Robótica, Inteligência Artificial e projetos de Estudantes da rede pública à Campus Party Weekend Piauí 2025

Notícias
10/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram Escola de Tempo Integral em Valença-PI neste sábado (11)

Notícias
10/10/2025

Programa de ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Rede Estadual do Piauí ganha prêmio da Unesco