Ícone buscar

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em Teresina

  • Ccom
  • 18/03/2025

O Governador Rafael Fonteles, acompanhado do Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, e do Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, inaugurou, nesta terça-feira (18), a reforma e ampliação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), localizado no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a capacidade de atendimento do núcleo saltou de 57 para até 480 alunos.


O espaço, que atende crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com altas habilidades, passou por uma reforma de  modernização e climatização, garantindo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos alunos.

Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes aguardam na lista de espera. “São estudantes com habilidades excepcionais, que precisam de um acompanhamento específico para desenvolver todo o seu potencial. Esse espaço garante essa atenção especializada”, destacou o Governador.

Com a reforma, o núcleo passa a contar com oito salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um laboratório de Inovação e Tecnologia, um laboratório de Ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), cantina, além de uma subestação e climatização completa.

O Secretário Washington Bandeira ressaltou que o Piauí é referência nacional em educação inclusiva. “O Piauí é um modelo para o Brasil. Aqui atendemos estudantes tanto de escolas públicas, quanto privadas, e estamos ampliando em oito vezes a capacidade de atendimento”, afirmou o gestor.

O NAAH/S oferece ensino em diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Música, Artes Visuais, Física/Robótica, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês). Além disso, atende crianças com desenvolvimento precoce e disponibiliza treinamento para professores e suporte às famílias, promovendo um acompanhamento integral.

As novas instalações encantaram pais e alunos, que agora dispõem de espaços mais confortáveis e adaptados para as demandas de cada atendido. “Agora eles têm salas específicas para cada área, como música, química, física e matemática. Foi uma reforma excelente. Agradeço ao governador”, disse Naira Nunes, mãe de aluno.

Athos Faride Dias, de 15 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pequena Rubim, também elogiou o espaço. “Somos alunos acima da média, superdotados. Aqui conseguimos desenvolver muito mais nossas habilidades”, afirmou o estudante.

O Secretário Mauro Eduardo enfatizou a importância do suporte especializado para reduzir a vulnerabilidade ao bullying. “Temos crianças de 9 anos que falam três ou quatro idiomas. É fundamental oferecer um acompanhamento multidisciplinar para apoiá-las e evitar dificuldades no ambiente escolar regular”, explicou o gestor.

 

Para a diretora do núcleo, Sandra Nogueira, esta é a maior reforma do espaço em 17 anos. “Pela primeira vez, temos uma estrutura completa, tanto física quanto de materiais e apoio pedagógico. É um grande avanço para nossos alunos”, concluiu a gestora.

Outras Notícias

Notícias
11/07/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Piripiri e Pedro II iniciam preparação para intercâmbio educacional na Coreia do Sul

Notícias
11/07/2025

Programa Mulheres Mil prorroga inscrições para seleção de Professores até 21 de julho

Notícias
11/07/2025

CNH Social Estudantil: Seduc e Detran realizam Aula Inaugural do Programa que vai beneficiar 10 mil alunos com habilitação gratuita

Notícias
11/07/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do CETI Paulistana neste sábado (12)

Notícias
11/07/2025

Estudantes do CETI Severiano Sousa vivenciam imersão cultural em Pedro II com o Projeto Turismo Escolar

Notícias
10/07/2025

Estudantes e Professores Seduc iniciam emissão de passaportes para intercâmbio educacional após vencerem o maior Hackathon de Escolas Públicas do mundo