Ícone buscar

Piauí é destaque no Educação Já 2025 com pioneirismo em Inteligência Artificial na educação básica

  • Willame Lucas
  • 14/03/2025


Foto: Juliana Oliveira

A Educação do Piauí ganhou destaque nacional durante o Encontro Anual “Educação Já 2025”, promovido pela organização Todos Pela Educação e realizado nesta quinta-feira (13), em São Paulo. O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, apresentou os avanços que estão transformando a realidade de milhares de estudantes da rede pública no painel "Inteligência Artificial e Educação".

O painel, que reuniu especialistas para debater o futuro do setor, contou com a participação do Secretário Washington Bandeira, ao lado de Charles Fadel, fundador do Center for Curriculum Redesign (EUA) e ex-professor da Harvard Graduate School of Education, e Roni Miranda, Secretário de Educação do Paraná. A mediação foi conduzida por Manoela Miranda, gerente de políticas educacionais do Todos Pela Educação. 


Foto: Juliana Oliveira

A educação piauiense colocou o Brasil entre os países que incluíram o ensino de IA em seus currículos. “O Piauí, que universalizou a oferta de tempo integral com ensino profissional, foi recentemente reconhecido pela UNESCO como o primeiro território das Américas a implementar a disciplina de Inteligência Artificial como obrigatória na educação básica. Este projeto pioneiro coloca nossos estudantes não apenas como usuários, mas como construtores dessa ferramenta, em um processo ativo de formação”, afirmou o Secretário. 

Piauí como referência no ensino de IA 

Desde 2024, o estado tornou-se referência internacional ao incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo obrigatório do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa beneficia mais de 120 mil alunos, que exploram conceitos de IA por meio de uma plataforma digital desenvolvida em parceria com o Google. Além disso, o projeto integra outras inovações pedagógicas da Seduc. 


Foto: Letícia Santos

No mesmo ano, a UNESCO reconheceu o Piauí como o primeiro território das Américas a adotar a disciplina de IA na Educação Básica, inserindo o Brasil em um grupo seleto de países com essa política, ao lado de China e Coreia do Sul. A medida posiciona o estado entre os pioneiros da preparação para as transformações sociais e econômicas impulsionadas pela tecnologia. 

Piauí no Encontro Anual “Educação Já 2025 


Foto: Juliana Oliveira

A liderança do estado foi reforçada com a participação do Governador do Piauí, Rafael Fonteles, no painel “Primeira Infância e Governo Digital”, ao lado de Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e do prefeito do Recife, João Campos. O Governo do Piauí tem expandido políticas para a Primeira Infância por meio do Pacto pela Educação, que prevê a distribuição de 200 kits creche até 2026, beneficiando cerca de 10 mil crianças e garantindo infraestrutura adequada para novas unidades em municípios piauienses. 

“O Governador Rafael Fonteles destacou os investimentos para garantir acesso pleno à Educação desde a Primeira Infância com o Pacto pela Educação beneficiando cerca de 10 mil crianças ao garantir infraestrutura adequada para a criação de novas creches em diversos municípios piauienses”, ressaltou Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2025

Revolução educacional e tecnológica do Piauí é destaque na Campus Party Weekend

Notícias
11/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam modernização de Escola de Tempo Integral no Vale do Sambito

Notícias
10/10/2025

Revisão Pré-Saeb reúne mais de 800 estudantes em Teresina nesta segunda-feira (13)

Notícias
10/10/2025

Seduc leva Robótica, Inteligência Artificial e projetos de Estudantes da rede pública à Campus Party Weekend Piauí 2025

Notícias
10/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram Escola de Tempo Integral em Valença-PI neste sábado (11)

Notícias
10/10/2025

Programa de ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Rede Estadual do Piauí ganha prêmio da Unesco