Ícone buscar

Secretário Washington Bandeira anuncia recorde de inscritos para a segunda edição do Seduckathon

  • Ascom Seduc
  • 13/03/2025


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou, nesta quarta-feira (12), a publicação do resultado final das inscrições para a segunda edição do Seduckathon, programa que oferece intercâmbio educacional para estudantes da rede pública. O interesse dos alunos disparou nesta edição, com quase 9 mil inscritos, um número seis vezes maior comparado aos 1.469 da primeira edição.

“O crescimento reflete o impacto positivo do Seduckathon na vida dos participantes. Muitos dos alunos que viajaram para o exterior na primeira edição relatam que a experiência transformou não apenas seu aprendizado, mas também a comunidade ao seu redor. O sucesso do programa incentivou outros estudantes a se inscreverem, aumentando a competitividade e o engajamento nas áreas de tecnologia e empreendedorismo desta edição”, analisou o Secretário de Estado Da Educação, Washington Bandeira.

Expansão do Programa

O Seduckathon 2025 chega maior e mais abrangente. A nova edição dobrou o número de intercambistas e vai beneficiar 130 estudantes e 26 professores com viagens para seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul.

“Acreditamos que o intercâmbio é uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam novas habilidades e ampliem seus horizontes. Essa política educacional tem impacto direto na formação profissional e pessoal dos estudantes por isso a decisão do Governador Rafael Fonteles de ampliar o programa”, explicou Washington Bandeira.

Os estudantes inscritos devem ficar atentos às próximas etapas. A aplicação da prova objetiva acontecerá simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 28 de março.

Como funciona a seleção em 2025?

O programa é voltado para estudantes do Ensino Médio e está dividido em três categorias de seleção: Seduckathon, Empreendedorismo e Desempenho Acadêmico.

1. Seletiva Seduckathon (100 vagas)

Destinada a estudantes de cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais.

  • 1ª fase: prova objetiva sobre tecnologia e inglês;
  • 2ª fase: desenvolvimento de projetos para solucionar desafios das escolas;
  • 3ª fase: hackathon com apresentações em português e inglês.

2. Seletiva Empreendedorismo (10 vagas)

Aberta a alunos matriculados no componente curricular Projeto de Vida, que devem apresentar um projeto inovador e fazer uma prova de conhecimentos em empreendedorismo e inglês.

  • 1ª fase: prova subjetiva;
  • 2ª fase: submissão de projeto;
  • 3ª fase: participação na Maratona Seduckathon.

3. Desempenho Acadêmico (20 vagas)

Os alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre do ano letivo serão classificados automaticamente.

“O Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora que abre portas para os jovens do Piauí, incentivando o talento e o protagonismo estudantil. Com a ampliação do programa, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior, fortalecendo a educação pública e a formação de futuros profissionais”, finalizou o Secretário.

Outras Notícias

Notícias
01/01/2026

Rodrigo Torres assume a Secretaria da Educação com foco na continuidade dos resultados e no avanço do Ideb

Notícias
30/12/2025

Universalização do tempo integral transforma escolas, amplia oportunidades e marca 2025 como o ano da virada na educação

Notícias
30/12/2025

Estudantes Seduc vivem últimos preparativos para intercâmbio em Singapura

Notícias
30/12/2025

Piauí acelera a alfabetização em 2025 e amplia oportunidades para todas as idades

Notícias
30/12/2025

Piauí fortalece seu protagonismo na Educação Profissional e se prepara para uma nova fase em 2026

Notícias
29/12/2025

Estudantes Seduc recebem primeira habilitação pelo Programa CNH Social em Teresina