Ícone buscar

Estudantes Seduc participam de Caminhada Ecológica em Piripiri

  • willame Lucas
  • 15/02/2025

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Isabel Moreira Gomes vivenciaram uma manhã de aprendizado prático durante a I Caminhada Ecológica, realizada nesta sexta-feira (14), no povoado Formosa, a 22 km do centro de Piripiri. A atividade combinou interdisciplinaridade, conscientização ambiental e exercício físico, reunindo 80 estudantes e comunidade escolar.


Em um passeio pelas áreas verdes da região, conhecida por abrigar nascentes perenes, os professores Rodrigo Lima, de Ciências Humanas; Vágner de Andrade, de Ciências Naturais; e Diógenes Santos, de Educação Física, guiaram os estudantes e exploraram temas como preservação de mananciais, lençóis freáticos, fauna, flora e o reforço da saúde física em meio à natureza. 

A gestora da escola, Auzenir Moraes, comemorou o sucesso da iniciativa. “Conscientizamos nossos alunos sobre a urgência de cuidar do planeta. Já planejamos ações futuras para limpar a nascente, essencial para a comunidade local”, afirmou.


Mariane de Sousa Chaves, estudante da 1ª série do Ensino Médio, aprovou a iniciativa. “Aprendemos a preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor. Foi enriquecedor aprender mais sobre nossa comunidade”, pontuou.

O estudante Jackson Renan dos Santos destacou a aula como essencial para o aprendizado. “Unir atividade física, conhecimento e contato com a natureza foi único. Atividades assim nos fazem entender melhor como agir para preservar o meio ambiente”, comentou.  

Após o percurso, o grupo seguiu para a Praça da Formosa, onde participou de debates sobre sustentabilidade e quizzes temáticos, com direito a brindes como garrafas ecológicas e chocolates. O encerramento foi marcado por um torneio de futebol na quadra local.  


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o compromisso da Seduc com metodologias que tornam o aluno protagonista. “O ensino de tempo integral garante oportunidades reais de crescimento, ampliando o potencial educativo e transformando o ambiente natural em uma sala de aula viva e inspiradora”, destacou.

Outras Notícias

Notícias
05/01/2026

Seduc amplia atendimento inclusivo e define metas para fortalecer a Educação Especial em 2026

Notícias
05/01/2026

“Voltar à escola foi uma felicidade”: Programa Alfabetiza Piauí devolve dignidade e alcança mais de 20 mil matrículas em 2025

Notícias
05/01/2026

Escolas públicas do Piauí inovam e se tornam referência nacional com IA, robótica e educação financeira

Notícias
05/01/2026

Estudantes da Rede Estadual do Piauí batem recorde de medalhas na edição de 2025 da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF)

Notícias
01/01/2026

Rodrigo Torres assume a Secretaria da Educação com foco na continuidade dos resultados e no avanço do Ideb

Notícias
30/12/2025

Universalização do tempo integral transforma escolas, amplia oportunidades e marca 2025 como o ano da virada na educação