Ícone buscar

Escolas Seduc promovem acolhimento com palestras, dinâmicas e piqueniques na primeira semana de aula

  • Maria Luiza Barreto
  • 10/02/2025

A primeira semana do ano letivo nas escolas da rede estadual do Piauí foi marcada por uma série de atividades voltadas ao acolhimento dos Estudantes. A iniciativa faz parte da Semana Presente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e tem como objetivo proporcionar um início de ano letivo mais acolhedor, trabalhando a adaptação escolar, o bem-estar emocional e a construção de vínculos entre estudantes e professores.


Nas atividades, os estudantes participaram de debates sobre saúde mental, rodas de conversa sobre expectativas para o ano, brincadeiras em grupo e momentos de lazer, como piqueniques coletivos. Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a estratégia contribui não apenas para a socialização, mas também para o engajamento dos jovens no ambiente escolar.

“Acolher bem os estudantes, especialmente os que estão chegando agora, é fundamental para que eles se sintam pertencentes ao espaço escolar. Essa conexão entre alunos, professores e equipe pedagógica impacta diretamente no desempenho e na permanência na escola”, destacou o Secretário.

   

Com o tema Educação para o Futuro: Construindo Horizontes de Sucesso o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Agripino Oliveira, no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, promoveu um piquenique entre estudantes e professores. 

 “Vim de outra escola e fui muito bem recebida. Fiz novas amizades e conheci os professores”, comemorou a aluna Maria Paula Rodrigues, da 1ª série do Ensino Médio. 


No Ceti Leda Napoleão, em Joca Marques, a Semana Presente foi marcada pelo projeto Padrinhos da Leitura, que premiou os alunos destaque com livros. Ao longo da semana, os estudantes participaram de palestras com um psicólogo e um enfermeiro   sobre saúde mental. O gestor do Ceti, Gustavo Rodrigues, explicou que os debates abordaram equilíbrio emocional, autocuidado e bem-estar. “As discussões foram conduzidas de forma dinâmica, com grande participação dos alunos”, destacou.


A estudante Dina da Silva Cardoso afirmou que as atividades foram enriquecedoras. “Tivemos momentos de interação e brincadeiras, mas também aprendemos muito”, disse.

A Semana Presente aconteceu em todas as Escolas Seduc contou com ações para reforçar valores como cooperação, empatia e respeito, essenciais para a construção de uma comunidade escolar mais unida e colaborativa.


Outras Notícias

Notícias
30/04/2025

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde recebe Classe Hospitalar para atendimento de crianças em internação

Notícias
29/04/2025

Seduc e SSP iniciam nova etapa do Programa Saúde e Segurança nas Escolas com formação para Avaliação de Risco Social dos estudantes

Notícias
29/04/2025

Seduc publica regulamento da 3ª edição TME² e reforça incentivo às Olimpíadas do Conhecimento

Notícias
29/04/2025

Abril Azul: Seduc fortalece inclusão de estudantes com TEA e amplia salas de Atendimento Especializado no Piauí

Notícias
29/04/2025

Piauí se destaca em nova fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial com 11 alunos da rede Seduc

Notícias
29/04/2025

Primeira Revisão Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb 2025 em Teresina reúne mais de 1200 Estudantes da nesta quarta-feira (30)