Ícone buscar

Enem 2024: Estudantes Seduc conquistam vagas em cursos de tecnologia em Universidades Federais no Piauí e Ceará

  • Pablo Cavalcante
  • 28/01/2025

Os cursos da área de tecnologia estão entre os mais disputados por estudantes que concluem o Ensino Médio e buscam uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Lucas Tonny Vasconcelos de Oliveira, 17 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rocha Neto, foi aprovado em Engenharia de Software na Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonado por matemática desde a infância, Lucas sempre sonhou em atuar no setor tecnológico. "É a sensação de dever cumprido. Desde pequeno quis me envolver com softwares e hardwares. Todo o esforço valeu a pena", comemorou o jovem.

Natural de Oeiras, Lucas destacou o apoio de familiares e professores em sua trajetória, com ênfase no estudo da matemática. "Sempre me dediquei muito à matemática para ter bom desempenho nas olimpíadas da disciplina. Esse foco me ajudou também na prova de matemática do Enem", relatou.

Em Valença, Gabriel Expedito Nascimento Reis, estudante do Ceti Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, garantiu uma vaga no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Medalhista de prata no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²), ele reconheceu o papel da família e dos professores na conquista.

Gabriel deixou um incentivo para quem deseja alcançar objetivos semelhantes: "Pode parecer difícil, mas com esforço, determinação e perseverança, é possível superar qualquer desafio", afirmou.

O Secretário de Estadual da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o compromisso com a ampliação do ensino de tecnologia nas escolas da rede pública. Segundo ele, iniciativas como cursos técnicos e projetos como o Seduckathon, que incentiva robótica, inteligência artificial e programação, buscam preparar os estudantes para o mundo do trabalho cada vez mais tecnológico.

"Universalizamos as escolas de Tempo Integral integrado à Educação Profissional apostando em cursos voltados para área de TI como desenvolvimento de sistemas e programação de jogos. Somos o único estado das Américas a ter Inteligência Artificial como disciplina obrigatória na Educação Básica para que nossas escolas sigam em compasso com o que vem sendo construído em países mais desenvolvidos. O objetivo é gerar mais oportunidades e ampliar o horizonte educacional ainda no ensino médio", destacou o Secretário.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2025

Revolução educacional e tecnológica do Piauí é destaque na Campus Party Weekend

Notícias
11/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam modernização de Escola de Tempo Integral no Vale do Sambito

Notícias
10/10/2025

Revisão Pré-Saeb reúne mais de 800 estudantes em Teresina nesta segunda-feira (13)

Notícias
10/10/2025

Seduc leva Robótica, Inteligência Artificial e projetos de Estudantes da rede pública à Campus Party Weekend Piauí 2025

Notícias
10/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram Escola de Tempo Integral em Valença-PI neste sábado (11)

Notícias
10/10/2025

Programa de ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Rede Estadual do Piauí ganha prêmio da Unesco