Ícone buscar

Superação e Determinação: Estudantes Seduc conquistam vagas em cursos de Engenharia

  • Ascom Seduc
  • 27/01/2025

A luta pela Educação e o desejo de um futuro melhor são os fios condutores das trajetórias de três Estudantes da Rede Pública Estadual, que, com esforço e dedicação, conquistaram vagas em cursos de Engenharia nas principais Universidades do estado. Jorge da Silva Oliveira, Daniela Letícia Gregório Silva Barbosa e Gonçalo Vicente de Pinho Neto são exemplos de superação em meio a desafios familiares e financeiros.

Jorge, de 18 anos, aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), é o primeiro da família a concluir o Ensino Médio. Criado por sua mãe, uma Trabalhadora Rural do município de Paes Landim, após a morte do pai em 2022, o Estudante encontrou inspiração em sua realidade. “Ver a minha família em uma situação tão desfavorável sempre me motivou a continuar e a nunca desistir dos meus sonhos”, conta. Sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi intensificada pelo suporte da sua escola, CETI Helvídio Nunes, onde foi medalhista na Maratona Tech e primeiro colocado na Olimpíada de Redação promovida pela escola.


Daniela Letícia, também com 18 anos, é outra jovem que se destaca. Aprovada em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Estudante do CETI Professor Antônio Maria Madeira, na Zona Sul de Teresina, sempre teve afinidade com disciplinas como Matémática e Astronomia. “Minha preparação incluiu a participação em todas as Olimpíadas do Conhecimento organizadas pela Seduc.  Participar dos simulados também ajudou muito na minha preparação”, afirmou. A felicidade de Daniela é compartilhada com seus pais, que sempre a apoiaram: “É o início de uma nova fase rumo ao meu sonho de ser Engenheira”, celebrou.


Por sua vez, Gonçalo Vicente, natural de Castelo do Piauí, também conquistou uma vaga em Engenharia Civil na UFPI. Aluno do CETI Cônego Cardoso, ele se destacou ao ganhar a medalha de ouro no Torneio de Redação da escola e participar de simulados oferecidos pela Seduc. “Minha família sempre esteve ao meu lado, me ensinando e incentivando a seguir em frente”, relata. Com uma rotina disciplinada, Gonçalo equilibrava os estudos com a prática de futebol, uma forma de aliviar o estresse.


O Secretário Washington Bandeira parabenizou os Estudantes pelas conquistas. “As histórias de Jorge, Daniela e Gonçalo são testemunhos do poder transformador da Educação e da importância do apoio familiar na vida acadêmica dos Estudantes. Eles não apenas conquistaram suas vagas, mas também inspiram outros jovens a acreditar que, com dedicação e mais oportunidades, é possível conquistar um futuro melhor”, afirmou.

Outras Notícias

Notícias
12/08/2025

Turismo Escolar: Seduc leva estudantes da EJA à Serra da Capivara em experiência que une história e identidade cultural

Notícias
12/08/2025

Seduckathon e Cinema na Escola disputam Prêmio Piauí Inclusão Social 2025

Notícias
12/08/2025

Seduc abre seleção para professores e técnicos em áreas estratégicas da rede estadual

Notícias
11/08/2025

Piauí recebe Prêmio MEC por liderança nacional em matrículas do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Notícias
11/08/2025

Seduc divulga resultado das inscrições homologadas para o Programa Mulheres Mil

Notícias
11/08/2025

Estudantes piauienses iniciam intercâmbio em Lisboa com imersão em centros de inovação e tecnologia