Ícone buscar

Seminário de Inteligência Artificial consolida o Piauí como terceiro território no mundo a implementar a disciplina de IA no currículo da Educação Básica

  • Pablo Cavalcante
  • 18/12/2024

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participaram nesta quarta-feira, 18, do Seminário “Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Seduc Piauí: Projeto Pioneiro nas Américas”. O evento marcou o encerramento das atividades do programa de formação em Inteligência Artificial para professores da rede pública em 2024.


Segundo o Governador, incluir a disciplina no currículo do Ensino Médio coloca o estado em posição de destaque na preparação para as transformações sociais e econômicas geradas pela tecnologia. “A revolução da inteligência artificial impacta todas as áreas. Nossa escola precisa preparar os jovens para esse novo mundo. Por isso, tornamos a disciplina obrigatória no ensino médio, democratizando o acesso ao conhecimento sobre IA”, afirmou.


A iniciativa pioneira do Piauí elevou o Brasil ao seleto grupo de três países no mundo a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na Educação Básica, ao lado de China e Coreia do Sul. A professora Rosa Vicari, especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação e integrante da Cátedra Unesco, destacou o protagonismo do estado. “Foi uma decisão corajosa e inovadora. Capacitar os professores para adaptar o ensino de IA ao contexto de suas escolas foi essencial. Além do Piauí, só China e Coreia do Sul tem aulas de IA na Educação Básica.”, explicou.


Em 2024, cerca de 800 professores foram capacitados para ensinar a nova disciplina. A expectativa é ampliar a formação em 2025. Atualmente, 508 escolas públicas estaduais oferecem a matéria, atendendo aproximadamente 120 mil estudantes.

Durante o evento, o Secretário Washington Bandeira agradeceu aos docentes pela dedicação. “Eles saíram de suas zonas de conforto para enfrentar esse desafio. Esse projeto, idealizado pelo Governador, nos colocou na vanguarda da educação brasileira, sendo o primeiro estado a tornar a disciplina obrigatória”, ressaltou o Secretário.


Um dos professores capacitados, Danilo Carvalho, que leciona no Centro Estadual de Tempo Integral Álvaro Rodrigues de Araújo, em Itainópolis, destacou a importância do programa de formação. “Os encontros formativos e os materiais de apoio oferecidos ao longo do ano foram fundamentais para apresentarmos a disciplina de forma clara e eficaz aos alunos”, disse.


Para Luís Felipe Dias, estudante do mesmo centro, o aprendizado foi transformador. “A disciplina nos trouxe novas perspectivas. É um avanço que vai nos preparar para as exigências do mundo do trabalho, que só tendem a crescer”, afirmou.

Reconhecimento internacional

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recebeu reconhecimento da Unesco, que declarou o Piauí o primeiro território das Américas a adotar a IA no currículo da Educação Básica.


A programação do seminário incluiu mesas-redondas com especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Os participantes receberam o livro “Inteligência Artificial na Educação para o Aperfeiçoamento Continuado” como parte do evento.

Outras Notícias

Notícias
10/05/2025

Festival revela talentos dos Estudantes e mostra a força da cultura nas Escolas Seduc de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições