Ícone buscar

Professor da rede estadual é selecionado para evento de física na Suíça

  • 08/07/2013

O Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense conseguiu ter um professor selecionado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) para um curso na Escola de Física CERN, em Genebra (Suiça). Miguel Henrique Barbosa leciona há quatro anos no Liceu Piauiense, onde também é o responsável da escola junto à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC/IFPI).

Dos 30 brasileiros selecionados, 10% das vagas foram garantidas para o estado do Rio Grande do Norte e preenchida pelos professores que possuem vínculo com o instituto, através do PIBIC e de trabalhos ligados diretamente a docência em física.

Os professores brasileiros viajarão em agosto. Nos dias 23 e 24 eles visitarão um laboratório de física em Lisboa, Portugal. A partir do dia 26 de agosto até 1º de setembro, os docentes participarão da Escola, na Suíça, com outros professores de Portugal.

Segundo o professor esta é uma oportunidade única de trocar experiência com professores de diversos lugares do Brasil e ainda estar próximo do que há de mais novo nas pesquisas sobre física da partícula. "Na primeira etapa do curso, que será no final de agosto, conheceremos o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Portugal. Depois passaremos uma semana na Suíça no maior laboratório do mundo na área de física da partícula. É um laboratório que apenas 20 países do mundo têm acesso livre e o Brasil vem buscando estreitar parcerias", explicou Miguel Henrique.

O professor ressalta ainda que a seleção para o curso é um incentivo para o fortalecimento de pesquisas científicas no Piauí. "Já estamos trocando experiências com professores do Sudeste do Brasil para possíveis parcerias voltadas para pesquisas nossas. É uma forma de incentivar estudantes e também professores do Piauí a se dedicarem a pesquisa científica e contribuir com o crescimento dos estudos no nosso Estado", declarou Miguel Henrique Barbosa.

Fundado em 1954, o laboratório CERN fica montado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra, e apresenta vários programas, incluindo um de educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados também no idioma dos participantes.

Outras Notícias

Notícias
28/08/2025

Seduc divulga escolas polo e lista retificada de classificados para a 2ª fase do TME² 2025

Notícias
28/08/2025

Do Piauí para Harvard: Estudante Seduc de Paulistana vai representar o Brasil em conferência internacional nos Estados Unidos

Notícias
28/08/2025

Em Bom Jesus, Estudantes Seduc transformam lixo em moda e promovem desfile sustentável em escola pública

Notícias
28/08/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb 2025: Revisão gamificada prepara estudantes de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí

Notícias
28/08/2025

Seduckathon: Estudantes da rede estadual embarcam nesta sexta (29) para intercâmbio educacional na Alemanha

Notícias
28/08/2025

Mais de 3 mil internos se preparam para o Encceja em presídios do Piauí