Ícone buscar

Estudantes Seduc participam de formação para promover acolhimento nas escolas

  • Pablo Cavalcante e Willame Lucas
  • 05/12/2024

Estudantes da rede estadual de ensino estão participando, ao longo desta semana, do projeto Formação para Acolhimento. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com os institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande, busca estimular um ambiente escolar mais acolhedor e promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, com foco em suas aspirações pessoais e profissionais.


A formação reúne 40 estudantes e 20 servidores das 21 Gerências Regionais(GRE), beneficiando diretamente mais de 800 jovens e 400 servidores, que terão a missão de replicar as práticas em suas escolas. 

As atividades são conduzidas por profissionais voluntários ligados ao ICE, que aplicam o modelo “Escola da Escolha”. Essa abordagem valoriza as individualidades dos estudantes, conectando a formação educacional aos sonhos e objetivos de cada aluno. Quarenta formadores dos estados de Pernambuco e Paraíba foram destacados para atuar no Piauí.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o protagonismo estudantil no projeto. “Essa formação é baseada no acolhimento promovido por estudantes para estudantes. Eles aprendem técnicas que permitem criar um ambiente inclusivo e acolhedor dentro e fora das escolas”, afirmou.


Lúcia Maria dos Santos, aluna da 2ª série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Balduino Barbosa de Deus, destacou a importância de associar o acolhimento ao respeito pelos sonhos dos estudantes. “Um lugar acolhedor é onde os meus sonhos são respeitados. Essa vivência superou todas as minhas expectativas”, disse.


Para Alika Sousa, aluna do CETI Professora Maria de Lourdes Rebelo, a dinâmica foi uma oportunidade de expressão e troca de experiências. “Pude me expressar, opinar e entender o lado das outras pessoas. Levo comigo a reflexão sobre quebrar ciclos negativos que sufocam nossos sonhos”, relatou.


Em Bom Jesus, na região sul do estado, os estudantes da 14ª GRE participaram das atividades na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho. Gabriela Pereira de Oliveira, aluna da escola anfitriã, enfatizou o papel do acolhimento no fortalecimento das capacidades socioemocionais. “Percebemos a importância de sermos protagonistas ao acolher novos alunos, apresentar os cursos e participar de atividades. Esse aprendizado será valioso para o futuro”, concluiu.

Com o apoio das GREs e das escolas estaduais, a Formação para Acolhimento acontece até sexta-feira (6) e reforça a construção de um ambiente educacional mais humano e inclusivo, alinhado às demandas socioemocionais dos estudantes e ao compromisso da Seduc com uma educação integral e transformadora.

Outras Notícias

Notícias
10/09/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta experiência pioneira no ensino de Inteligência Artificial em evento promovido pelo Todos pela Educação

Notícias
10/09/2025

Seduc paga bolsas de monitoria e estágio a cerca de 5 mil estudantes e fortalece permanência escolar no Piauí

Notícias
09/09/2025

Com jogos e desafios, estudantes Seduc se preparam para o Enem e o Saeb em revisão gamificada

Notícias
09/09/2025

Seduc convoca mais de 100 novos profissionais para o Alfabetiza Piauí

Notícias
09/09/2025

Estudantes Seduc levam projetos inovadores para a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Notícias
09/09/2025

Colóquio de Matemática do PPAIC fortalece aprendizagem nas escolas piauienses