Professores Seduc participam, até este sábado (30), do VII Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE). O evento, celebra os 10 anos da Rede e reflete sobre os cenários presente e futuro do ensino de Ciência e Tecnologia. A programação teve início na quinta-feira (28) e ocorre no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Ao todo, cinco projetos foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para representarem a Rede Pública Estadual. Um deles capitaneado pela professora Amanda de Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulo Freire, no município de Guaribas. “A experiência tem sido extremamente enriquecedora. O evento proporciona um ambiente de troca de conhecimentos, contato com novas tecnologias e interação com educadores de diversas partes do país. A imersão tem ampliado minha visão sobre práticas inovadoras, além de inspirar novas ideias que poderão ser aplicadas em sala de aula”, conta.
Em seu projeto, intitulado “IA Sem Cabos: experiências desplugadas em educação”, que contou com a coautoria do professor Idelzo Jurema de Sena, a docente propõe atividades de baixo custo para o aprendizado de conceitos caros ao ensino de Inteligência Artificial, como redes neurais. “A proposta do meu trabalho utiliza atividades práticas e acessíveis, como jogos e dinâmicas, para que os estudantes entendam temas como redes neurais, aprendizado de máquina e algoritmos, sem a necessidade de computadores ou equipamentos caros. O objetivo é democratizar o aprendizado de IA”, explica.
Outros quatro projetos representam as Escolas Seduc:
. A importância da Inteligência Artificial na Educação Básica do Piauí - professora Jordana Yrla de Jesus – CETI José Alves Bezerra (Monsenhor Hipólito);
. Ensinando Inteligência Artificial com o Seeing AI: Uma Ferramenta De Acessibilidade Que Narra O Mundo Para Os Deficientes Visuais – professor Francisco Leonardo Lopes – CETI Luis Teixeira (Barras);
. Integrando Inteligência Artificial e Robótica no Ensino Público – professor Alderan Soares – Unidade Escolar José Olímpio da Paz (Campo Maior);
. Sistema de Irrigação Inteligente Utilizando a Plataforma Arduino: Uma Abordagem Para a Robótica Educativa – professor Heryson de Sousa Carvalho - CETI Deusa Rocha (Nossa Senhora dos Remédios).
A participação da comitiva
piauiense foi celebrada pelo Secretário de Estado da Educação, Washington
Bandeira. “O Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino
de Inteligência Artificial na Educação Básica. Esse pioneirismo é reconhecido
pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco) e começa a dar frutos, tanto dentro da sala de aula, como em participações
em evento de grande porte, como esse, promovido pela Rede Nacional CpE”, afirma
o secretário.
Sobre a Rede Nacional CpE
Criada em 2014, a Rede CpE tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação. Tem como parceiros especiais o Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e o Serviço Social da Indústria, bem como apoiadores o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, a Embrapii, o Museu do Amanhã, a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Ciência Hoje e a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.