Ícone buscar

Projeto de Leitura do CETI Sebastião de Sousa encerra atividades com exposições e apresentações culturais

  • Maria Luiza Barreto
  • 27/11/2024

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Sebastião de Sousa, localizado em Belém do Piauí, envolve 140 Estudantes do Ensino Médio no Projeto “Livros, Mentes e Guarda-Chuvas só servem se os Abrirmos.”


A ação, que iniciou no mês de outubro, trabalhou obras literárias, como Dom Quixote, O Diário de Anne Frank, Dom Casmurro em Quadrinhos, O Cortiço em Cordel e A Hora da Estrela e terá sua culminância nesta quinta-feira (28), com um evento que acontecerá na escola, a partir das 18h30. 

O encerramento do Projeto contará com exposição em estandes e apresentações culturais. Durante dois meses, os alunos participaram de atividades, como oficinas de produção textual e interpretação, além de desenvolverem maquetes, pinturas e banners baseados em livros. “Os alunos estão muito empolgados e dedicados ao evento. Será um momento de mostrar todo o aprendizado e o trabalho realizado ao longo do Projeto, o que também fortalece competências de leitura e interpretação previstas na matriz SAEB”, destacou Cíntia Dias, Gestora do CETI. 


A Estudante Nathieli dos Santos destacou as rodas de leitura realizadas em sua turma, ressaltando a relevância da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. “Essa é uma obra densa e profunda que aborda temas sociais e existenciais. Tivemos debates enriquecedores que reforçaram o quanto a leitura é um passaporte para o conhecimento. Estamos ansiosos para mostrar nossa exposição”, afirmou.  

O Secretário Washington Bandeira reforçou que a Seduc segue promovendo ações que buscam fortalecer o compromisso com a Educação e a Cultura Literária. “A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para formar cidadãos críticos e criativos, além de aprimorar habilidades de expressão e comunicação. Por isso, promovemos o Projeto Clube de Leitura Seduc que, além de integrar leitura e produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa e promover a capacitação de Professores com novas metodologias, também envolve a revitalização das bibliotecas, parcerias para oferecer livros digitais e a publicação de um Edital de Fomento, com incentivo financeiro para que as escolas promovam eventos literários”, pontuou.


Outras Notícias

Notícias
08/09/2025

Estudantes Seduc retornam de intercâmbio em Portugal e inspiram inovação nas escolas piauienses

Notícias
08/09/2025

Seduc abre mais de 200 vagas em cursos de qualificação para mulheres em vulnerabilidade social no Piauí

Notícias
07/09/2025

Escolas da Seduc participam de Desfile Cívico de 7 de Setembro na avenida Marechal Castelo Branco

Notícias
06/09/2025

Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí reforça políticas educacionais de valorização da diversidade e combate ao racismo

Notícias
06/09/2025

Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha

Notícias
05/09/2025

“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul