Ícone buscar

Cinema na Escola: estudantes do Premen Norte aprendem técnicas de som

  • Maria Luiza Barreto
  • 25/11/2024

O Projeto Cinema na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está na reta final no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Premen Norte, em Teresina. Alunos do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo participaram da penúltima aula, dedicada à captação e mixagem de som, ministrada pelo instrutor Lennon Furtado.


Durante a atividade, os estudantes aprenderam a equilibrar diálogos, efeitos sonoros e trilhas, compreendendo o papel do som na narrativa cinematográfica. A turma também analisou a mixagem do curta-metragem Cinara, produzido e gravado pelos próprios alunos como parte do curso.

Diretora do curta, a estudante Evellyn Reis, da 1ª série do Ensino Médio, relatou a experiência na mixagem. “Aprendi a editar, colocar efeitos especiais e trabalhamos nas primeiras cenas do filme. Editamos sons de passos, passarinhos, coisas que parecem pequenas, mas fazem toda a diferença na montagem final”, explicou.


Evellyn destacou que o curso uniu ainda mais a turma. “Estamos tendo contato com equipamentos e tecnologias que não conhecíamos. As aulas são bem completas, está sendo maravilhoso participar do projeto. Além disso, aprendemos a trabalhar em equipe e a melhorar nossa comunicação”, acrescentou.

O Cinema na Escola envolve os alunos em todas as etapas da produção audiovisual, oferecendo experiências práticas fundamentais para o setor. O projeto atende 220 estudantes do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância da iniciativa. “O projeto permite que os alunos vivenciem todas as etapas da produção cinematográfica, desenvolvam habilidades técnicas alinhadas à realidade do setor e estimulem criatividade e protagonismo juvenil”, afirmou.


Outras Notícias

Notícias
15/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram a reforma, ampliação, modernização e climatização do CETI Desembargador Heli Sobral neste sábado (16)

Notícias
15/08/2025

Revisão Pré-Enem mobiliza 800 estudantes em Valença e reforça incentivos para bons resultados

Notícias
14/08/2025

Seduckathon 2025: estudantes iniciam imersão em designer de games e programação durante intercâmbio em Portugal

Notícias
14/08/2025

Seduc promove Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e premia destaque na OBA

Notícias
13/08/2025

Seduc convoca professores para reforçar Educação em Tempo Integral e Profissional no Piauí

Notícias
12/08/2025

Turismo Escolar: Seduc leva estudantes da EJA à Serra da Capivara em experiência que une história e identidade cultural