Ícone buscar

Notícias

Renovação de matrículas na rede estadual do Piauí começa na segunda-feira (25)

  • 22/11/2024

A renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública estadual do Piauí terá início na próxima segunda-feira (25) e seguirá até 6 de dezembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Governador Rafael Fonteles e pelo Secretário de Educação, Washington Bandeira.

O período de remanejamento e transferência de alunos está programado para ocorrer entre os dias 2 e 6 de dezembro. Já as matrículas para novos estudantes poderão ser realizadas de 9 a 30 de dezembro.

O processo será realizado online, por meio do site da Secretaria de Educação (seduc.pi.gov.br/matricula), do portal Gov.pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android.

Facilidade e acessibilidade

Segundo o Governador Rafael Fonteles, o objetivo é facilitar o acesso às matrículas. "Os alunos poderão se matricular sem sair de casa. Para aqueles sem acesso à internet, o procedimento poderá ser feito diretamente nas escolas. Estamos garantindo que o processo seja rápido e seguro", afirmou.

O Secretário Washington Bandeira destacou a universalização do ensino em tempo integral para 2025, abrangendo todas as escolas da rede estadual, e a ampliação de cursos técnicos. "Além do Tempo Integral em todas as escolas do Ensino Médio, teremos novos cursos em áreas como Inteligência Artificial, Programação de Jogos, Energias Renováveis, Cinema, Turismo e Empreendedorismo. Convidamos os estudantes que ainda não fazem parte da nossa rede a aproveitarem essa oportunidade", declarou.

Seleção para turmas ITA/IME

Durante o anúncio, os gestores também lembraram que estão abertas, até 27 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de uma nova turma preparatória para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O programa, iniciado em 2024, oferece formação diferenciada em Matemática, Química e Física, com foco nos desafios dos vestibulares dessas instituições. Serão selecionados 80 alunos, sendo 40 por meio de provas de Matemática e Língua Portuguesa e outros 40 com base em medalhas obtidas em olimpíadas científicas.

O edital completo e informações detalhadas estão disponíveis no site da Seduc.


Outras Notícias

Notícias
23/03/2026

Oportunidade Jovem abre 3.400 vagas para estudantes e egressos atuarem como monitores e com bolsa de R$ 350

Notícias
22/03/2026

Secretário Rodrigo Torres acompanha concurso da Seduc e destaca revolução na educação do Piauí

Notícias
21/03/2026

Seduc leva serviços, inclusão e oportunidades ao “Assembleia em Ação” em Teresina

Notícias
20/03/2026

Seduc moderniza laboratórios de Ciências em escolas de todo o Piauí

Notícias
20/03/2026

Estudantes da rede estadual se destacam no Parlamento do Futuro e são homenageadas em Picos

Notícias
20/03/2026

Mais de 200 profissionais são convocados para atuar na Rede Estadual de Educação do Piauí