Ícone buscar

Clubinho de leitura diverte e ensina crianças na Potycabana

  • 08/07/2013

 

"A gente quer voltar para ler e desenhar", disse uma animada Anna Carolina, de 7 anos, que acompanhada dos pais e familiares, visitou pela primeira vez a Nova Potycabana e logo encontrou o seu local preferido: o Clubinho de Leitura. A iniciativa, que fez sucesso entre a garotada que visitou o parque no último sábado (6), acontece também neste domingo (7), a partir das 17h.

O Clubinho de Leitura faz parte da programação oficial da colônia de férias da Nova Potycabana que é promovida pelo Governo do Estado, através da Coordenadora da Juventude (Cojuv), durante todo o mês de julho.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que por meio dos programas Palavra de Criança e Trilhas, forneceu as instrutoras e todo o material didático disponível na atividade.

A proposta do clubinho é estimular o conhecimento do alfabeto e incentivar a leitura criando uma relação lúdica com o livro. As obras disponibilizadas foram escolhidas especialmente para essa finalidade. Livros como o do Menino Maluquinho, personagem marcante do desenhista e escritor brasileiro Ziraldo, estão entre os mais procurados pela criançada.

Segundo a pedagoga Ana Catarina, instrutora do Clubinho de Leitura, os livros foram todos adaptados à Nova Ortografia, fazendo com que a criança aprenda a forma correta da escrita e o uso das palavras sem nenhum esforço. "Leitura nada mais é do que diversão. O livro abre as portas para um universo novo, te leva para lugares que você não conhece. Por isso, trouxemos obras de diversos tipos, voltadas para crianças de todas as idades e adaptadas à Nova Ortografia", explica a instrutora.

Dezenas de crianças visitaram o clubinho, mas o encanto pela proposta não ficou só com os pequeninos. A pedagoga aposentada Maria da Cruz Lima, levou o neto Marcos, de 2 anos, para a Potycabana e se mostrou uma das grandes entusiastas da iniciativa. "O projeto é nota dez! Estimula a criança para a leitura, a expressão, a escrita e a criatividade. Um dos mais inteligentes que vi por aqui. Amanhã estarei de volta", afirma.

Francisca das Chagas, moradora da Vila Irmã Dulce, que também levou o neto Marcos Xavier, de 6 anos, e o filho João Paulo, de cinco anos, para passear na Nova Potycabana, disse que amou o clubinho. Segundo Francisca, os meninos, que são portadores de transtorno global de desenvolvimento, conhecido como autismo, adoraram a novidade. "Amei! Gostei demais. Pensei em trazer os meninos aqui porque a gente não gasta nada, só com o transporte e água", conta. Francisca revelou ainda que apesar de algumas limitações, os garotos já reconhecem o alfabeto e o mais velho consegue ler. "Eles são muito inteligentes", afirma.



Outras Notícias

Notícias
28/08/2025

Seduc divulga escolas polo e lista retificada de classificados para a 2ª fase do TME² 2025

Notícias
28/08/2025

Do Piauí para Harvard: Estudante Seduc de Paulistana vai representar o Brasil em conferência internacional nos Estados Unidos

Notícias
28/08/2025

Em Bom Jesus, Estudantes Seduc transformam lixo em moda e promovem desfile sustentável em escola pública

Notícias
28/08/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb 2025: Revisão gamificada prepara estudantes de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí

Notícias
28/08/2025

Seduckathon: Estudantes da rede estadual embarcam nesta sexta (29) para intercâmbio educacional na Alemanha

Notícias
28/08/2025

Mais de 3 mil internos se preparam para o Encceja em presídios do Piauí