Ícone buscar

Instituto Unibanco e Seduc-PI promovem diálogo sobre convivência escolar e combate à violência em seminário

  • Ascom Seduc
  • 11/11/2024

No dia 12 de novembro, Dia do Diretor Escolar, o Instituto Unibanco realizará o “Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). No encontro, serão realizadas discussões focadas na promoção da educação para a cidadania e na importância da construção de espaços que valorizem a diversidade, o desenvolvimento de competências cidadãs e a mediação de conflitos no ambiente escolar. 

Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, a participação do Piauí no Seminário reconhece as estratégias executadas nas escolas Seduc na promoção de uma educação cidadã. “A formação cidadã é trabalhada de forma transversal nas Escolas Seduc. Priorizamos estabelecer políticas públicas que tornam o ambiente escolar atrativo, seguro e diverso para os Estudantes desenvolverem seus talentos no ensino ou em outras áreas”, frisou o Secretário. 

Realizado de forma híbrida, com a participação presencial de convidados do Instituto Unibanco, o encontro contará com programação exclusiva no Piauí. Pela manhã, os convidados poderão acompanhar parte da transmissão ao vivo da programação de São Paulo, com abertura de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto, e Cristián Cox, professor da Faculdade de Educação e diretor do Centro de Políticas Educacionais Comparadas da Universidade, Diego Portales (UDP), que fará a palestra magna. Em sua fala, Cox abordará a educação cidadã em perspectiva global, refletindo sobre a maneira como as escolas promovem as competências cidadãs, nas dimensões cívica e civil. Na ocasião, o especialista também apresentará as semelhanças e diferenças entre o contexto brasileiro o de outros países da América Latina. 

Em seguida, o primeiro painel presencial em Teresina terá como tema o clima escolar na Rede Estadual do Piauí, com Fabiana Souza, analista de pesquisa do Instituto Unibanco e Adriana Gonçalves de Oliveira, Coordenadora de Apoio Socioemocional ao Estudante – Seduc-PI. Após o almoço, será a vez de, Thaís Dias Luz Borges Santos , Coordenadora -Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas da SECADI/MEC e Edvaldo César da Silva Oliveira, Professor do Instituto Federal do Piauí discutirem convivência escolar e valorização da diversidade. 

Segundo Ricardo Henriques, a ampliação do debate para os estados parceiros do Programa Jovem de Futuro contribui de forma efetiva para a construção conjunta de soluções para um ambiente escolar mais inclusivo. “Cada um dos estados parceiros do Jovem de Futuro enfrenta desafios próprios. Portanto, a realização de um evento regional como este, com parte da programação focada nas necessidades e interesses dos profissionais da rede, é fundamental para discutir possibilidades e superar desafios, de modo a auxiliar o trabalho diário dos gestores escolares”, afirma. 

A programação do Piauí é presencial e restrita aos convidados da Seduc-PI. Para acompanhar a programação de São Paulo, basta se inscrever em https://seminariointernacional.institutounibanco.org.br/

Serviço:

Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática

Data: 12 de novembro de 2024

Hora: 09h às 15h30

Local: Metropolitan Hotel (Av. Frei Serafim, 1696 - Centro (Sul), Teresina)

Outras Notícias

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc conclui entrega de fardamento para estudantes da rede estadual

Notícias
30/04/2025

Professores inscritos no Laboratório de Redação já podem consultar locais de prova

Notícias
30/04/2025

Seduc paga bolsas a mais de 900 estudantes e reforça luta contra o analfabetismo