Ícone buscar

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama para servidoras da Seduc

  • Pedro Melo
  • 11/10/2024

 

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Coordenação de Valorização e Saúde do Servidor (COVSS) promoveu uma importante ação voltada para as servidoras da Educação. Com a transmissão do Canal Educação, plataforma da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a atividade fez parte da campanha "Mulher: seu corpo, sua vida", tema escolhido pelo Ministério da Saúde em 2024, simbolizada por um auto abraço que reforça o protagonismo feminino e o autocuidado.

A ação contou com a participação da psicóloga Larissa Martins Hidd Santos, além das profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a psicóloga Aline da Silva Bitu e a médica Samantha Maria Barbosa Mota. O bate-papo abordou a importância da prevenção, oferecendo orientações sobre a saúde da mulher, em especial a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, com estimativa de 73,6 mil novos casos no Brasil em 2024. O câncer de colo do útero, embora menos incidente, ainda é uma preocupação significativa, com 17 mil novos casos anuais no Brasil.

“Essa foi a ação do Outubro Rosa realizada pela Coordenação de Saúde e Valorização do Servidor. Nela, nós temos o projeto Arco-Íris, onde trabalhamos as campanhas de saúde do Ministério da Saúde. Então, todo mês nós trabalhamos uma campanha. E no Outubro é sobre o Outubro Rosa, em que nós temos a campanha de prevenção ao câncer de mama", explicou Larissa Martins.


O Secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou o valor da iniciativa para a promoção da saúde entre as servidoras da Seduc. “O autocuidado é fundamental e a Seduc está comprometida em promover campanhas de saúde que gerem impacto na vida das pessoas", afirmou o secretário.

A parceria com o CEREST, serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que promove a saúde dos trabalhadores, também foi essencial para o sucesso da ação. No Piauí, o CEREST é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) e tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores através da prevenção e vigilância.

Outras Notícias

Notícias
28/11/2025

Estudantes Seduc são destaque na premiação da Olimpíada Brasileira de Ciências 2025

Notícias
28/11/2025

Do Piauí Para o Mundo: intercambistas vivem imersão em Inteligência Artificial na China e ampliam formação acadêmica e profissional

Notícias
27/11/2025

Seduc divulga resultado da Gincana Acelera SAEB 2025 e premia 189 escolas com maior engajamento no Piauí

Notícias
27/11/2025

Estudantes Seduc iniciam campanha para o Parlamento do Futuro e vivenciam a rotina parlamentar dentro das escolas

Notícias
27/11/2025

Interclasse envolve mais de 300 Estudantes Seduc em competições esportivas e culturais no Ceti João Henrique em Teresina

Notícias
26/11/2025

Seduc lança edital de Chamada Pública para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar