Os estudantes das Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram 168 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024, sendo 67 de ouro, 60 de prata e 41 de bronze, um impressionante aumento de 300% em relação às 42 medalhas obtidas em 2023. Foram conquistadas também 103 menções honrosas, totalizando 271 premiações, um crescimento de 234% em comparação com as 81 premiações do ano passado.
As premiações são concedidas aos estudantes que se destacaram em resolver problemas de química, física, biologia, história e astronomia. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi um dos destaques, acumulando 9 ouros, 9 pratas, 4 bronzes e 5 menções honrosas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A conquista da medalha de ouro foi celebrada por João Siqueira de Almeida Neto, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, que buscou o prêmio em edições anteriores. “Estudo para esta prova desde o 6º ano e com o apoio da professora Raimundinha ganhei minha primeira medalha. Desde então, tenho me esforçado e agora consegui a minha sonhada medalha de ouro”, celebrou o jovem medalhista.
Isabelle Vitoria Araujo da Silva, medalhista de ouro no Ensino Fundamental, também destacou o papel da escola na conquista. “A ONC me incentiva a superar meus conhecimentos em várias áreas e os bons resultados não se resumem ao aluno. A escola nos dá suporte, disponibilizando provas para treino e auxiliando nas resoluções”, pontuou.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatizou que o resultado da Seduc reflete o trabalho conjunto de gestores, professores e estudantes no projeto Seduc Olímpica, uma das ações inovadoras da Gestão do Governador Rafael Fonteles. “Tivemos um crescimento significativo na participação dos estudantes, tanto em quantidade como em qualidade, fruto do Seduc Olímpica, que culminou nas 168 medalhas, um resultado histórico. Nossos estudantes são estimulados a participar das Olimpíadas do Conhecimento, inclusive com incentivo financeiro caso obtenham destaque nacional, e recebem preparação especializada”, afirmou.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, composta por várias etapas, incluindo provas teóricas e experimentais, aplicadas em níveis de dificuldade conforme a série dos participantes. Promovida pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ONC é organizada por uma Comissão Executiva com membros vinculados à ABQ – Associação Brasileira de Química e à SBF – Sociedade Brasileira de Física. As provas ocorreram nos meses de agosto e setembro.