Os Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, do município de Regeneração (PI), participaram de um passeio escolar com visita aos pontos turísticos e históricos do município de Pedro II, cidade localizada a aproximadamente 200 quilômetros da capital Teresina. A ação envolveu 33 alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e quatro professores orientadores.
A iniciativa é resultado de um projeto intitulado “Conhecendo o Piauí” que está na 5ª edição, como explica a professora Adna Abreu, uma das idealizadoras. “A ideia é oferecer aos alunos uma série de experiências que lhes proporcionem se reconhecerem enquanto piauienses, valorizar o que é do Piauí e contribuir para a construção de suas identidades. A aula de campo promove uma troca afetiva e amplia conhecimentos no campo da investigação”, esclareceu.
Nesta edição, o destino escolhido foi Pedro II. Conhecida como a Suíça Piauiense, a cidade possui 500 metros de altitude, o que garante uma temperatura um pouco mais amena durante o ano em relação aos demais municípios do Estado. Famosa nacionalmente pela extração de pedras de opala e muito visitada por turistas, a cidade tem diversas atrações como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, o Museu da Roça e sedia um dos maiores eventos culturais do Estado: o Festival de Inverno de Pedro II, que reúne música, arte e gastronomia.
A estudante Beatriz da Silva Nascimento, da 2ª série, afirmou que o passeio proporcionou um aprendizado mais aprofundado sobre a origem da pedra opala. “Nós tivemos a oportunidade de ver como acontece todo o processo do garimpo bem de pertinho com pessoas que já trabalham com isso. Sem dúvida alguma é um dos projetos mais legais da minha escola, no qual nós conhecemos, valorizamos e aprendemos muito mais sobre a história do nosso Piauí fora da sala de aula”, afirmou.
Turismo Escolar Intermunicipal
As Secretarias de Educação (Seduc) e do Turismo (Setur) lançaram a etapa intermunicipal do Projeto Turismo Escolar, que vai fortalecer iniciativas como a do CETI Aurora Barbosa de Oliveira, expandindo o turismo escolar para mais Estudantes Seduc em diversos centros estaduais pelo Piauí de forma sistemática.
“Vamos levar nossos estudantes a pontos e polos turísticos do nosso Piauí para que eles conheçam esses lugares belíssimos e, ao mesmo tempo, fortaleçam os conhecimentos adquiridos em sala de aula nessas áreas, além de aumentar a autoestima e a identidade como piauienses”, explica o Secretário da Educação, Washington Bandeira.