Ícone buscar

Notícias

Secretário Washington Bandeira se reúne com pais, professores e Estudantes Seduc para últimos ajustes antes de intercâmbio para os EUA

  • 12/09/2024

A pouco mais de uma semana do embarque para o intercâmbio nos Estados Unidos, o Secretário de Educação, Washington Bandeira, reuniu-se virtualmente, nesta quinta-feira (12), com pais, professores e os estudantes da Seduc vencedores da primeira edição do Seduckathon. O encontro teve a finalidade de apresentar os detalhes logísticos do intercâmbio educacional programado para os Estados Unidos, marcado para ocorrer na próxima sexta-feira (20).


Durante a reunião, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou um protocolo de conduta que os alunos e professores deverão seguir rigorosamente durante a estadia no exterior. Este protocolo inclui a obediência aos horários, a obrigatoriedade de frequentar aulas e cursos, além da proibição de sair dos alojamentos ou da escola sem permissão do professor. “É uma questão séria, e os pais esperam que sejamos responsáveis. Não abriremos mão de preservar a integridade de todos”, afirmou.

Os intercambistas contarão com seguro saúde para emergências. Em caso de necessidade, haverá atendimento remoto por uma equipe de psicólogos. “Teremos atenção especial às situações individuais de cada estudante, abrangendo questões de saúde e comportamentais. Nossa equipe oferecerá toda a assistência necessária”, acrescentou Bandeira.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, garantiu o custeio das emissão de passaportes, visto e todas as despesas com estadia, alimentação e translado da comitiva de estudantes e professores piauiense. Além disso, será disponibilizada uma cota de 300 dólares para despesas pessoais para estudantes e professores. Cada participante também receberá um notebook para apoiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas na escola americana.


O Secretário destacou que o intercâmbio incluirá atividades educacionais na Worcester Technical High School, visitas à Universidade de Harvard, a sede da Google e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de atividades culturais. “A programação está sensacional. Eles viverão a experiência de ficar hospedados no alojamento de uma universidade norte-americana e acompanharão aulas na melhor escola técnica dos Estados Unidos. Também terão a oportunidade de assistir a um jogo do Boston Red Sox, conhecer parques e explorar outras atividades da cultura americana”, ressaltou.

Liziane Lima, mãe do estudante Sérgio Henrique, do Ceti Maria Conceição Salomé, de Teresina, expressou sua gratidão pela oportunidade transformadora proporcionada pela Seduc ao filho. Emocionada, ela parabenizou o Secretário pela iniciativa de reunir os responsáveis e esclarecer a logística da viagem. “Estou ansiosa, mas muito feliz, por saber que o Secretário e toda a equipe estão comprometidos em garantir que essa experiência seja segura e enriquecedora”, afirmou.

O embarque dos 39 estudantes e professores vencedores do Seduckathon para os Estados Unidos acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, às 15h, no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina.

Outras Notícias

Notícias
11/05/2026

Mães da Educação: Seduc homenageia servidoras em celebração ao Dia das Mães

Notícias
11/05/2026

Governo do Piauí expande cursos técnicos e profissionalizantes com mais de 30 mil vagas em 92 municípios

Notícias
11/05/2026

Estudante autista supera seletividade alimentar com ajuda da merenda escolar no Piauí

Notícias
11/05/2026

Estudante da turma ITA/IME Seduc participa da última fase da seletiva para Olimpíadas Internacionais de Química em São Paulo

Notícias
10/05/2026

Governador Rafael Fonteles e secretário Rodrigo Torres inauguram CETI João de Deus Carvalho e entregam reforma de quadra poliesportiva em Inhuma

Notícias
09/05/2026

Em Inhuma, Governo do Piauí entrega ampliação e modernização do CETI João de Deus Carvalho e reforma do ginásio poliesportivo José Generosa, neste sábado (9)