Ícone buscar

Estudantes Seduc exploram riquezas de Castelo do Piauí com Projeto Turismo Escolar

  • Willame Lucas
  • 12/09/2024

Para contemplar as belezas naturais e a história do município de Castelo do Piauí, cerca de 38 Estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso participaram do Projeto Turismo Escolar e fizeram um City Tour no município nesta quinta-feira (12).  


A turma de alunos e alunas, acompanhada de quatro Professores e Equipes da Seduc, embarcou na viagem como mérito em razão do desempenho no Simulado SAEB, ação que tem o intuito de diagnosticar e acompanhar o desempenho pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

A Gestora Escolar do CETI Cônego Cardoso, Socorro Soares, ressalta a importância de proporcionar aos estudantes experiências diretas em ambientes além da sala de aula. “Nossa escola foi contemplada com o Projeto Turismo Escolar, que é uma experiência incrível para os nossos estudantes. Eles terão a oportunidade de apresentar ao povo piauiense, em projetos futuros, este aprendizado sobre os potenciais turísticos de nosso município”, afirmou a gestora escolar.

Na aula de campo em Castelo do Piauí, os estudantes percorreram os pontos turísticos importantes para a história, a preservação do patrimônio e a economia local, como o Sítio Arqueológico Pedra do Castelo, o portal de entrada da cidade, a Praça Matriz, a Praça do Letreiro, o mercado municipal, a estação rodoviária e a comunidade Picos dos Andrés.

A estudante Camila Vitória adorou conhecer de perto as belezas da sua cidade.  “Estamos conhecendo várias das riquezas do Piauí, com guias explicando as histórias, lendas, a religião do local, a vegetação predominante como a caatinga, o cerrado, as chapadas, a vegetação, plantas como as faveiras, macambiras e os cactos da região, enfim, várias outras coisas da riqueza local”, conta. 

O City Tour ofereceu uma oportunidade única de conhecer a cultura local e explorar elementos históricos, arqueológicos, geográficos e culturais da cidade, que leva este nome devido às formações rochosas na região, como afirma o Secretário Washington Bandeira.

“As visitas do City Tour oferecem aos nossos estudantes uma nova perspectiva sobre o Piauí e suas potencialidades, trazendo o conhecimento diretamente para a sala de aula. Integrar esse aprendizado no currículo permitirá que os alunos se conectem com propriedade com as belezas e a história do nosso Piauí”, pontuou o Secretário.

O Projeto Turismo Escolar é uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que visa proporcionar aos Estudantes Seduc uma experiência educativa diferenciada, alinhada aos conteúdos curriculares, por meio da visita a atrativos turísticos locais.


Outras Notícias

Notícias
21/10/2025

Mais de 30 mil Estudantes da rede estadual participam do SAEB e reforçam protagonismo do Piauí na Educação

Notícias
21/10/2025

Seduc abre seleção para turmas que preparam alunos da rede pública para vestibulares do ITA e do IME

Notícias
20/10/2025

Estudantes do CETI Agnelo Pereira transformam o Centro Histórico em sala de aula viva

Notícias
20/10/2025

No Dia Nacional da Alimentação Escolar, Seduc destaca avanço na alimentação escolar e impacto na educação integral do Piauí

Notícias
19/10/2025

Do tempo integral à inteligência artificial, Piauí celebra transformação e conquistas na Educação

Notícias
18/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram obras da Educação em Parnaíba