Ícone buscar

Notícias

Seduckathon: Seduc conclui curso intensivo de Língua Portuguesa para professores da Worcester Technical High School

  • 12/09/2024


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) finalizou, nesta quinta-feira (12), o curso intensivo de Língua Portuguesa para professores da Worcester Technical High School. Essa formação é parte da preparação para a recepção de estudantes piauienses que participarão de um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, após o sucesso da 1ª edição do Seduckathon.

O curso, iniciado em 19 de junho, compreendeu 12 encontros semanais, com o objetivo de facilitar a comunicação entre professores americanos e estudantes brasileiros. O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dessa iniciativa. “Essa preparação visa proporcionar uma experiência enriquecedora aos estudantes. Desde maio, nossos estudantes têm aulas de inglês para melhor aproveitamento das atividades internacionais, enquanto os os educadores da Worcester Technical High Schoolas assistiam aulas de português. Essas preparação  vai facilitar a comunicação entre piauienses e americados para garatntir  que todos aproveitem ao máximo o intercâmbio”.

A metodologia do curso priorizou habilidades práticas de comunicação, permitindo que os professores utilzem o português em contextos reais, desde conversas informais até situações formais. “Incluímos atividades dinâmicas, simulações de diálogos e exercícios do cotidiano para viabilizar interações significativas entre professores e estudantes”, explicou a coordenadora do curso, Lara Ferreira. 

Tony Sanders, professor de robótica na Worcester Technical High School, que as aulas doram dinâmicas e divertidas: “As aulas foram divertidas. Aprendemos expressões em português para receber os estudantes do Piauí de forma acolhedora, demonstrando interesse pela língua e cultura deles”, comentou. 

Com o término do curso, os estudantes piauienses se preparam para o intercâmbio nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. . Além das atividades educacionais, os finalistas do Seduckathon poderão aplicar as soluções de programação desenvolvidas durante a competição, fortalecendo suas habilidades e experiências internacionais.

Outras Notícias

Notícias
25/02/2026

Seduc inicia formação em Xadrez Escolar para professores de 50 escolas de Tempo Integral

Notícias
25/02/2026

Com 920 na Redação, estudante Seduc com autismo é aprovada em Pedagogia na UFPI

Notícias
24/02/2026

Seduc convoca mais de 1 mil profissionais para atuação em Escolas de Tempo Integral em todo o Piauí

Notícias
23/02/2026

Estudantes da rede estadual assumem o plenário e vivenciam jornada do Parlamento do Futuro

Notícias
23/02/2026

Abertas inscrições para a 21ª OBMEP

Notícias
23/02/2026

Cinco dos sete estudantes piauienses classificados para o Torneio Brasileiro de Física 2026 são da Rede Estadual