"Nossa expectativa é minimizar o índice de analfabetismo no Piauí, lembrando que conforme o censo escolar 2010, 30% dos alunos não eram alfabetizados e isso está sendo mudado. É importante lembrar que os horários das formações não deverão interferir na rotina dos professores de sala de aula, pois estão agendadas para as sextas-feiras (05 e 12/07) das 18h às 22h e aos sábados (06 e 13/07) das 8h às 17h, cumprindo a carga horária determinada para a 1ª Formação que é de 24h", disse a coordenadora do PNIC no Piauí Nemone Pessoa.
De acordo ainda com a coordenadora, a ausência dos referidos professores nessa formação acarretará em prejuízos financeiros (não recebimento da 1ª bolsa) bem como dificuldades de conduzir as etapas subsequentes do programa nas turmas de alfabetização prejudicando os alunos. "Reiteramos ainda que as turmas de alfabetização receberão material específico do PNAIC, o qual será encaminhado posteriormente para as GRE´s afim de que façam a distribuição entre as escolas contempladas", completa Nemone.
Para o secretário estadual de educação Átila Lira, a formação fortalece a competência técnica destes profissionais na implementação do monitoramento do Programa. "O PNAIC desenvolve competências básicas para a promoção da aprendizagem e avalia o nível de alfabetização de crianças, gerando ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de seus filhos, isso é extremamente importante e necessário", afirma Lira.
Em Teresina a formação
acontece no Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF); Em
Regeneração o encontro será na Sede da Gerência Regional de
Educação - GRE do município; Já em Parnaiba o evento será
realizado no ISEAF-PHB.
Entenda o Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos, dentre outros.
A alfabetização é,
sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o
professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para
o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma
plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso,
não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o
domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre
qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.