Ícone buscar

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)

  • Maria Luiza Barreto
  • 10/08/2024

SERVIÇO:

- Inauguração do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)

- Data: 12 de agosto (segunda-feira) 

- Horário: 07h 

- Local: Avenida São Raimundo, 568, Bairro Piçarra - Teresina / PI

O Governador Rafael Fonteles, acompanhado do Secretário da Educação, Washington Bandeira, e do Secretário Para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, entrega, nesta segunda-feira (12), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, Zona Sul de Teresina.

O Centro, que recebeu um investimento em infraestrutura, equipamentos e mobiliários no valor R$ 1.983.220,05, conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de Salas Especiais para Psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para Núcleos de Convivência e de Apoio à Família.

Funcionando desde 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) possui atualmente mais de 600 Estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação. 

O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para Professores das Salas Multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibular da UFPI (Letras – Libras).

O Secretário Washington Bandeira destacou a importância de disseminar o ensino de Libras como forma de romper as barreiras da comunicação. “O Centro desenvolve atividades para que a comunicação entre as pessoas aconteça efetivamente e de forma igual, e tem como objetivo a inclusão dos surdos nas atividades sociais."

Outras Notícias

Notícias
30/06/2025

Seduc premia nesta terça-feira (01/07) escolas com os melhores resultados em aprendizagem e aposta em gestores como chave da transformação educacional

Notícias
29/06/2025

Estudantes Seduc expõem projetos de Empreendedorismo e Marketing Digital em shopping de Teresina

Notícias
28/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
28/06/2025

Secretário Washington Bandeira visita obras de reforma e ampliação do CETI Helvídio Nunes em Paes Landim

Notícias
27/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
27/06/2025

Alunos do interior do Piauí conquistam o mundo com projetos de sustentabilidade, tecnologia e educação financeira