O Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Prof. Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a culminância do 3º Projeto de Leitura da escola.
Com o título "De Conto em Conto", o projeto, iniciado em fevereiro, teve o objetivo de trabalhar a leitura e a escrita através da apresentação de contos populares. Os alunos têm estudado biografias dos autores e produzido os próprios contos a partir do que foi trabalhado em sala de aula.
"Este projeto vai até dezembro e teve a total participação dos nossos alunos. Eles produziram textos, recriaram contos e estão expondo toda a produção em stands nas salas de aula e através de encenação de alguns dos contos trabalhados", explica Carlos Eduardo Soares, diretor do Cefti.
Um dos contos encenados pelos alunos foi "O casamento da
Dona Baratinha". Com a sala lotada, muitos dos pais e professores presentes se
emocionaram com a apresentação. "Essa história da baratinha eu ouvi quando era
criança e fico muito feliz e emocionado de ver essas crianças tendo a
oportunidade de vivenciar, na infância deles, todo esse universo que eu próprio
vivi. É uma experiência lúdica que eles vão levar para toda a vida", completa
Carlos.
Milena Carvalho, 11 anos, aluna do 6º ano do Cefti, fez a Dona Baratinha e conta que ficou muito feliz com a oportunidade. "Esse projeto é muito legal e nos dá oportunidade de conhecer várias histórias. Essa da Dona Baratinha eu conheci através do Projeto", diz Milena.
"O projeto de leitura é muito legal porque aprendemos vários contos interessantes. Estou acompanhando todas as apresentações. Os contos que eu mais gosto são os contos de fada, principalmente da Rapunzel que eu mesma li", declara Débora Evelin Bezerra, 9 anos e aluna do 5º ano.
O Cefti
O Cefti Raldir Cavalcante passou a ser de tempo integral no ano de 2009, o que possibilitou o maior contato com os alunos. Os alunos passam cerca de dez horas na escola, onde, além das aulas da grade curricular regular, têm aula de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio.
A escola é referência em índices elevados de qualidade educacional. Campeão do Ideb de 2009 e 2011, a escola, que subiu de um índice de 3,7 para 6,2 em 2009 e de 6,2 para 6,9 em 2011, atende hoje a 336 alunos, do 4º ao 7º ano.