Ícone buscar

Cerca de 100 mil estudantes Seduc fazem simulado da prova Saeb nesta sexta (21)

  • Willame Lucas
  • 21/06/2024


Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram da aplicação da 2ª edição do Simulado Saeb nesta sexta-feira (21). A avaliação envolveu 118.781 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e os da 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio de 567 escolas da Rede Pública Estadual.

Como parte das ações do Programa Gestão da Aprendizagem o Projeto Avalia Mais, que integra o Acelera Seduc, os simulados, que acontecem em quatro edições ao longo do ano, compõem o Sistema de Avaliação da Rede com o objetivo de diagnosticar os índices educacionais e preparar os estudantes da Rede Pública Estadual com o mesmo padrão das questões exigidos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para a aplicação do Simulado, as escolas da Seduc estão focando em todo o processo de realização do Saeb, desde a mobilização, acolhida no dia da prova, realização de simulados como preparação e após a aplicação, trabalhando a devolutiva da prova com os estudantes e comunidade escolar em geral.

A aplicação do simulado adota dois modelos de cadernos de provas contendo questões com Matemática e Língua Portuguesa. Esses componentes estão agrupados em dois blocos de 13 questões, totalizando 26 questões para cada componente curricular, distribuídas em níveis de complexidade baixo, médio e difícil. Os resultados devem compor a primeira nota mensal (NME1) de cada trimestre.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que essa ação é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino dos estudantes. “Essa é mais uma estratégia da Seduc para fortalecer a preparação dos nossos estudantes piauienses para as avaliações externas. Com o Simulado, queremos assegurar que eles tenham as condições e obter os resultados para alcançar o primeiro lugar no Ideb e as chances de ingressar no Ensino Superior”, declarou o gestor da educação.

Além do Simulado Saeb, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado ações para incentivar e preparar os estudantes que incluem as iniciativas do Simulado Enem+ e Minitestes. O intuito da preparação foca em contribuir para que a educação do Piauí possa atingir as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ampliar o acesso dos estudantes no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.


Outras Notícias

Notícias
19/07/2024

Estudantes Seduc de Paulistana realizam visitas técnicas durante execução de projeto desenvolvido nas férias escolares

Notícias
19/07/2024

Seduc divulga gabarito oficial da segunda etapa do II Torneio de Matemática das escolas estaduais

Notícias
19/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de entrega de brinquedocreche na Casa da Mulher Brasileira

Notícias
18/07/2024

Seduc-PI convoca 72 professores para o Programa Mulheres Mil

Notícias
17/07/2024

Da roça, em Cocal dos Alves, ao passaporte norte-americano, Estudante Seduc vive a expectativa de intercâmbio nos Estados Unidos

Notícias
17/07/2024

Estudante Seduc sobe ao pódio no campeonato piauiense de Jiu-Jitsu