• Pedro Melo
  • 20/06/2024

Neste sábado (22), a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) celebra a formatura da sua segunda turma de graduados, um evento que marca a conclusão do Ensino Superior de 800 formandos. Com a presença esperada de aproximadamente 3.500 pessoas, entre familiares, equipes das Instituições Parceiras e autoridades, a solenidade ocorrerá no Theresina Hall a partir das 17h.

A UAPI é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que tem como objetivo promover a universalização do Ensino Superior no Piauí. Desde a sua criação, a UAPI vem possibilitando que piauienses estudem em suas cidades de origem através da implementação de polos dentro das Escolas Seduc.

Desde a primeira etapa, em 2017, que ofereceu o curso de Administração em 60 polos, a Universidade tem avançado significativamente. Em 2018, foram implantados mais 60 polos, totalizando 120. Na terceira etapa, foram implementados mais 63 polos, alcançando um total de 183 cidades piauienses atendidas pela UAPI. Além disso, a UAPI se junta aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), garantindo a cobertura de 100% do Estado com Ensino Superior Público.

Para o Secretário Washington Bandeira, a parceria entre a Seduc, a Uespi e a Fapepi tem sido crucial para a democratização do acesso ao Ensino Superior de qualidade. “A UAPI já está presente em 183 polos em todo o Piauí e agora conta com dois novos cursos: Desenvolvimento de Sistemas para Internet e Energias Renováveis, cursos tecnólogos de curta duração que vão preparar os piauienses para essas áreas prioritárias da Gestão do Governador Rafael Fonteles e para as profissões do presente e do futuro com maior demanda de empregabilidade. É a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) preparando os piauienses para esse novo Piauí,” afirmou o Secretário.

Em 2022, a UAPI celebrou a formatura das primeiras turmas do Programa, um marco importante na trajetória da Universidade. A meta para 2024 é expandir ainda mais a quantidade de pessoas com 25 anos ou mais com Ensino Superior completo. Com a implementação de novos cursos, como Tecnólogo em Energias Renováveis e Sistemas para Internet, lançados em 2023, a UAPI visa atender às necessidades dos territórios de desenvolvimento do Piauí, impulsionando a economia e oferecendo oportunidades de emprego aos graduados.

Os investimentos para a implementação desses cursos são 100% de recursos do Tesouro Estadual, demonstrando o compromisso do estado em proporcionar uma Educação acessível e de excelência para todos os piauienses. Com essas iniciativas, a UAPI não apenas amplia o acesso ao Ensino Superior, mas também prepara os piauienses para o mundo de trabalho em constante evolução.