Ícone buscar

Estudantes Seduc de Paulistana participam de debate sobre violência doméstica e familiar

  • Willame Lucas
  • 20/06/2024

Os Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, acompanharam a palestra de prevenção e conscientização diante dos índices de violência contra a mulher no Piauí. O diálogo aconteceu nesta terça-feira (18) com policiais militares do 20° BPM e que integram a Patrulha Maria da Penha.


No diálogo com os estudantes da 1ª a 3 ª série do Ensino Médio, as Agentes da Patrulha Maria da Penha detalharam a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e as abordagens aos tipos de violência contra a mulher tais como física, sexual, patrimonial, psicológica e moral, bem como as situações de violência familiar.

Maria Vitória, estudante do Curso Técnico em Enfermagem no CETI, pontuou a necessidade de ampliar o debate da violência contra a mulher para conscientização entre os estudantes. “A palestra foi totalmente necessária, pois a violência acontece na nossa família, na rua, com a vizinha, ou seja, em todo lugar, e, às vezes, a mulher não sabe como se comportar nesse tipo de situação. Foi alertado sobre os direitos da mulher quando acontece qualquer tipo de violência. Então, é importante ter acesso a esse tipo de informação”, relatou a estudante.

A atividade marcou o encerramento da Semana Presente 2024.1, que teve como tema geral "Escolas Seduc: Construindo Novos Futuros", segundo a Gestora Escolar Lucicléia Acioly. “Conseguimos mobilizar a comunidade escolar por meio de atividades de acolhimento associadas à didática pedagógica. Essas atividades favorecem momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, um clima escolar saudável e fortalecimento da cultura de paz”, detalhou a Diretora.


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve parceria com diversasIinstituições para desenvolver diretrizes de trabalho de prevenção contra agressões, assédios e bullying sofridos pelas mulheres, promovendo oficinas pedagógicas interativas na temática como o programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!” com a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi).

“É necessário que a temática esteja cada vez mais presente em nossas escolas de forma transversal. Incentivamos as Escolas Seduc a realizarem atividades que ampliem o diálogo e promovam o debate da prevenção de violência contra a mulher”, frisa o Secretário Washington Bandeira.


Outras Notícias

Notícias
15/07/2024

Aulas do Projeto Turismo Escolar podem ser acompanhadas pelo Youtube da Seduc e pela plataforma do Canal Educação

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon