Secretário Washington Bandeira e Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles, entregam Kit Mobília Creche em Palmeirais

• Willame Lucas
  • 18/06/2024

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira e a Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles, estiveram no município de Palmeirais, a 118 quilômetros de Teresina, nesta terça-feira (18), para a entrega de mais um Kit Mobília Creche.

Com investimento de 200.000,00 reais, a Creche Municipal Professora Miriam Teixeira de Santana Costa foi contemplada com a entrega do kit combinado de brinquedos e mobiliário para o atendimento de sessenta crianças de 0 a 6 anos no município.

“Entregamos mais um Kit Mobília Creche, agora para atender 80 crianças na creche de Palmeirais. Hoje foram dois kits entregues, em Buriti dos Montes, pelo Governador Rafael Fonteles, e esse em Palmeirais, pela Dra. Isabel Fonteles. Essa ação do Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com a Seduc, visa incentivar os municípios a criarem vagas de creches. Já foram 31 kits-creche entregues neste ano de um total de 42 previstos”, disse o Secretário Washington Bandeira.

O município de Palmeiras agora integra os primeiros municípios piauienses que estão sendo beneficiados com o Kit Mobília Creche, após adesão aos programas Pacto pela Educação e Pacto pelas Crianças. O regime de colaboração entre Estado e Municípios visa efetivar a política estadual integrada pela Primeira Infância com ações estratégicas que resultam no alinhamento do modelo de gestão.

Entre os equipamentos entregues estão bebedouros, kits-alunos, instrumentos musicais, casinhas infantis, armários, trocadores de bebê, camas empilháveis, playground e outros.

A Primeira-Dama do Estado e Coordenadora do Pacto pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles, reforçou o regime de colaboração para o aumento de vagas em creches em todos os municípios.

“Para melhorar o acesso e a qualidade nas creches, estamos oferecendo o kit mobília creche como incentivo para os municípios construírem creches novas. Em outra frente vamos fortalecer o Regime de Colaboração com Palmeirais para ampliar o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) com mais capacitações de Professores e Gestores Escolares para atender melhor nossas crianças”, disse a Coordenadora do Pacto pelas Crianças.

Na Seduc, o fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios acontece por meio do Pacto pela Educação, que dentre outras ações está a expansão do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), formação de professores, aplicação de avaliações externas e o financiamento de mobiliário a cada nova creche construída/reformada pelos municípios. O programa visa mobiliar 200 novas creches, com um kit mobília no valor de R$ 200.000,00 para cada, bem como apoio técnico e estrutural aos municípios piauienses no atendimento à Primeira Infância.

O Prefeito do município de Palmeirais, Baltazar Campos, reforçou a parceria com o Estado para efetivar a Educação na Primeira Infância “Hoje é uma grande festa para as nossas crianças que tanto merecem. Termos a creche é um sonho realizado e agradeço a parceria com o Governador Rafael Fonteles, o Secretário Washington Bandeira e a Primeira-Dama Dra. Isabel pelo trabalho conjunto no desenvolvimento da nova estrutura”, pontuou o Gestor Municipal.