Ícone buscar

MEC prorroga período de inscrições do Enem até 14 de junho

  • Martha Teixeira
  • 10/06/2024




O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram em uma semana o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que terminaria na sexta-feira, 7 de junho, foi ampliado para o dia 14 de junho. Neste contexto, outras datas que fazem parte do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
 
Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
 
Os alunos com direito a isenção da taxa ou que justificaram a ausência da edição de 2023 precisam realizar a inscrição da mesma forma que os outros participantes. A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar. O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
 
Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85,00. Ela pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
 
De acordo com o Inep, o Piauí já está com praticamente todos os concluintes da rede pública de ensino médio inscritos no Enem. Escolas Seduc como o Ceti Rama Boa, de Altos; Ceti Lucinete Santana da Silva, de Paulistana; Ceti Inês Rocha, de Piracuruca; e Ceti Moderna, de São Raimundo Nonato, estão com 100% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio com inscrições efetuadas.
 
“Além de inscrever nossos alunos Seduc da 3º série do Ensino Médio, fizemos uma mobilização com todos os alunos do Ensino Médio para que participassem do certame como treineiros. Com isso, todos os estudantes de 1ª e 2ª série também estão inscritos no Enem. Queremos que nossos alunos tenham a experiência completa de participação, desde o primeiro ano, para que se tornem mais confiantes para as provas”, explica Gilvan Fontenele, gestor do Ceti Inês Rocha.
 
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o número expressivo de inscritos reflete o trabalho de mobilização e preparação que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem fazendo ao longo do ano. “São diversas ações do Pré-Enem Seduc, com muitas dicas, aulas interativas e gincanas educativas ao longo de todo o ano letivo, até a véspera das provas do Enem, que ajudam o nosso aluno Seduc a ter um desempenho excepcional no certame", diz.
 
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
 
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Outras Notícias

Notícias
11/10/2024

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama para servidoras da Seduc

Notícias
11/10/2024

Estudantes Seduc do CETI Martin Pinheiro, em Palmeira do PI, desenvolvem sites que beneficiam a comunidade escolar

Notícias
11/10/2024

Estudantes do Seduckathon desenvolvem jogos em Intercâmbio nos EUA

Notícias
11/10/2024

Mais de 670 profissionais da Seduc participam de curso de formação para EJATEC

Notícias
11/10/2024

Estudantes das regiões de Picos e Fronteiras disputam premiações em revisão Pré-Enem Na Estrada

Notícias
10/10/2024

Seduckathon: estudantes piauienses embarcam para intercâmbio educacional na Coreia do Sul