Ícone buscar

Secretário Washington Bandeira lança projeto Clube de Leitura e entrega 10 mil cheques-livros no Salipi

  • Maria Luiza Barreto
  • 10/06/2024



Com o objetivo de promover a formação de leitores, incentivando o hábito da leitura, a compreensão crítica dos textos literários e ampliando o universo de conhecimento dos Estudantes Seduc, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançou o projeto Clube de Leitura, nesta segunda-feira (10), durante a programação do Salão do Livro do Piauí – SALIPI, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

O projeto será implementado em todas as escolas Seduc, e, além de incluir a Leitura e Produção de Texto como componente curricular na disciplina de Língua Portuguesa, vai promover a formação de professores de Português para desenvolvimento de planos de aula e metodologias de implantação de clubes de leitura nas escolas.


O Clube de Leitura irá revitalizar bibliotecas e salas de leitura das escolas, vai oferecer aos alunos uma plataforma com acervo de livros digitais, que serão disponibilizados por termo de cooperação com a Verisoft, por meio dos aplicativos Aya Ensinah e Aya Kids, bem como uma parceria com o Google para desenvolvimento de uma plataforma para diagnóstico da fluência e compreensão leitora dos estudantes.

Também faz parte do projeto a publicação de um edital de fomento para as escolas fortalecerem seus projetos atuais e promoverem saraus culturais a partir das atividades dos clubes de leitura e a realização de chamada pública para aquisição de obras literárias para as bibliotecas escolares.

O Secretário Washington Bandeira destacou que todas as ações que a Secretaria de Estado da Educação executa são pensadas para a formação integral, regular, profissional, socioemocional e cidadã dos estudantes.

“Estamos investindo no modelo da escola de Tempo Integral, que é muito mais que a escola com uma carga horária aumentada. É uma escola que foca na formação integral dos alunos e alunas, estudantes de educação e jovens do Piauí. E o Clube de Leitura é mais uma ação, mais um projeto que vem nessa linha”, pontuou.

Bandeira enfatizou que o Clube de Leitura é um dos projetos mais importantes da Seduc. “Este é um dos mais importantes que vamos lançar durante a nossa gestão, porque é o projeto de incentivo ao hábito, ao prazer, ao amor à leitura. A leitura abre muitos horizontes, ela não só ajuda no fortalecimento das aprendizagens, dos conhecimentos de vocês em todas as áreas, mas, sobretudo, estimula a criatividade dos jovens, que é algo que vai ser cada vez mais valorizado em um mundo em que as tecnologias estão avançando à velocidade da luz”.


A estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Joel Ribeiro, Dalila Santana, falou sobre o projeto de leitura “Lendo e Aprendendo”, desenvolvido na sua escola. A aluna afirmou que o projeto é um incentivo aos alunos para despertar o interesse pela leitura e auxiliar também nos conhecimentos para a produção da redação no Enem.

“Nosso projeto começou em 2023 e estamos fazendo um rodízio de obras literárias que abordam temas atuais como inclusão, preconceito, superação, riquezas humanas, poder e revolução, proporcionando conhecimento de diferentes assuntos que vão facilitar a realização da Redação do Enem”.

Dalila aproveitou o momento para convidar todos os presentes no Cine Teatro da UFPI a visitarem o estande da Seduc, no Salipi, onde estão sendo apresentadas atividades desenvolvidas nos projetos de leituras das escolas da rede estadual de ensino.

Após o lançamento do Clube de Leitura, o Secretário Washington Bandeira fez a entrega de 10 mil cheques-livros no valor de R$ 20, para os Estudantes Seduc, como forma de impulsionar o acesso dos jovens piauienses ao mundo das letras, dos livros, dos autores, da leitura e da escrita, durante o Salipi.

Outras Notícias

Notícias
15/07/2024

Aulas do Projeto Turismo Escolar podem ser acompanhadas pelo Youtube da Seduc e pela plataforma do Canal Educação

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon