A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) conclui nesta quinta-feira (27), a formação dos coordenadores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) promovida através do Programa Palavra de Criança, no auditório de Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. Este foi o segundo encontro realizado este ano e contou com a participação de representantes de todas as regiões do Piauí.
Segundo a coordenadora geral do Pnaic no Piauí, Antonia Edna Brito, a proposta dos encontros de formação é que o processo de alfabetização seja ampliado nas escolas, que o professor alfabetizador tenha mais competência para ensinar a ler e a escrever.
"Com o Pnaic o professor tem acesso a conhecimentos bastante específicos sobre o que é alfabetizar, sobre como avaliar no processo de alfabetização. É uma proposta de curso que propõe uma fundamentação ampla e sólida do professor alfabetizador. Essa formação contribui com o redirecionamento da prática pedagógica", explica.
Ao fazer um balanço do impacto desse trabalho na prática pedagógica dos professores, percebe-se que a prática dentro da sala de aula está passando por uma transformação. "Os encontros de formação são importantes principalmente por levar para o município uma inovação a respeito da alfabetização, com a formação de professores alfabetizadores, que não existia até então, com a formação de coordenadores e orientadores de estudo", destacou a professora Antonia Maria Lima de Almeida, de São João do Piauí.
"A capacitação dos coordenadores do PNAIC, é um dos diferenciais da educação do Piauí porque dá oportunidade aos coordenadores de trabalhar com base teórica, com embasamento, e com o apoio técnico pedagógico porque eles são assessorados pelo Instituto Probem pra realização do monitoramento e todas as atribuições do coordenador, inclusive a aplicação da Provinha Brasil com a tabulação", explica Jane Cornélio, coordenadora adjunta do Pnaic da rede estadual.
Elisangela Soares, professora da Rede Estadual no município de Buriti dos Montes, ressalta que a maior importância do Programa é trazer a família para a escola. "Hoje o maior desafio é fazer com que a família acompanhe a educação dos filhos. A família precisa também ajudar para que assim a educação seja realmente de qualidade", avalia.