Ícone buscar

Estudantes Seduc do município de Boqueirão do Piauí conquistam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

  • José Vinicius
  • 24/05/2024


Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Antônio dos Reis e Silva, localizado no município de Boqueirão do Piauí, se destacaram na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) e conquistaram medalha de bronze. Oito escolas do Piauí foram inscritas para a olimpíada e o CETI Antônio dos Reis foi a única escola piauiense a ser premiada.
 
Denominado “Guardiões da Mente”, o time da escola foi composto por seis estudantes e se dividiu em duas equipes, social e matemática técnica, para produzir o protótipo de um aplicativo tecnológico inovador, chamado MindWell. O aplicativo visa analisar e avaliar a saúde mental e direcionar os usuários para a busca de apoio adequado quando necessário.  O MindWell busca identificar e acompanhar as condições emocionais do usuário, oferecendo suporte com orientações e informações valiosas para procurar ajuda.
 
De acordo com o professor orientador do projeto, Marcos Ramon Resende, os estudantes devem embarcar para São José dos Campos (SP) para participarem da Semana da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), promovida pelo Instituto Alpha Lumen, entre os dias 23 a 26 de julho, quando acontecerá o evento de premiação.
 
“Temos alunos do curso técnico de agente comunitário de saúde e de técnico em informática para internet compondo a equipe. Passamos na primeira fase e começamos a desenvolver um protótipo do aplicativo, que agora será produzido na prática para apresentarmos. Estamos muito felizes por representar o estado do Piauí nessa olimpíada”, afirmou o professor.
 
Composta por dois níveis, um para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (Nível 1) e um para alunos do Ensino Médio (Nível 2), a OBT possui duas fases obrigatórias e uma optativa. Podem participar estudantes de escolas públicas (municipais, estaduais ou federais) ou privadas.
 
O aluno da 3ª série do Ensino Médio e um dos medalhistas, Luiz Eduardo Barros, expressou sua felicidade com a conquista. “Foi muito gratificante para mim poder participar dessa olimpíada que desafiou meus conhecimentos e ainda ser premiado no final com essa medalha de bronze. Foi uma experiência gratificante para todos nós”, disse o aluno.
 
“Estou muito feliz por ganhar essa medalha de bronze. Fizemos de tudo para conseguir esse destaque e agora nós podemos comemorar”, complementou a estudante Marisa de Mesquita.
 
O Secretário de Estado da Educação destacou o empenho que os estudantes vêm demonstrando em olimpíadas do conhecimento. “Que orgulho receber a cada dia resultados como esse vindo dos nossos estudantes. Eles são os grandes protagonistas da Educação e têm provado as suas grandes capacidades para desempenharem bons resultados em olimpíadas do conhecimento. É nisso que temos trabalhado, juntos fortaleceremos a preparação dos nossos jovens para essas competições cientificas”, declarou o Secretário.

SOBRE A OBT
 
A Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) é uma competição que visa apresentar mais de perto a área de TI (tecnologia da informação) a estudantes e professores de escolas em todo o território nacional, mostrando-a como poderosa ferramenta, tanto na geração de soluções efetivas para a sociedade quanto de inclusão e desenvolvimento socioeconômico. Ao longo da Olimpíada, os participantes serão desafiados a resolver problemas de matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e prototipar soluções.
 
A OBT é realizada pelo Instituto Alpha Lumen de apoio ao talento (IAL) e o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), e conta ainda com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Outras Notícias

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira prestigia formatura de 814 novos graduados pela UAPI em solenidade no Teresina Hall

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM

Notícias
21/06/2024

Cerca de 100 mil estudantes Seduc fazem simulado da prova Saeb nesta sexta (21)

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc em Arraial-PI aprendem a criar arte reciclável após curso em parceria com Senar

Notícias
21/06/2024

Xaxado e homenagem ao Cordel marcam Arraial do CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde

Notícias
20/06/2024

UAPI celebra formatura da segunda turma com expectativa de 800 novos graduados neste sábado (22) no Theresina Hall